A princípio, esse artigo se trata de como proteger o seu computador, mantendo seus dados seguros e de quebra contém algumas dicas do que fazer para evitar cair em golpes, seja ele qual for. Em resumo, no post de hoje vamos abordar: 10 Maneiras de proteger seu computador.

1. Backup;

Antes de tudo o backup é uma proteção contra o risco de perda de dados e informações, proteção essa sendo uma cópia de segurança dos seus dados. Por que é importante ter um backup de dados?
Imagine que você venha trabalhando em um projeto ao decorrer do ano, dando máximo empenho. E um dia por falha no sistema, esses arquivos sejam perdidos ou corrompidos. Ou seja todo esse tempo de empenho, irá por água a baixo e os arquivos serão perdidos. Em outras palavras, com o backup você tem a confiança de que, caso isso ocorra, ou haja alguma falha no hardware, as cópias de cada registro poderão ser recuperadas facilmente.

A princípio vários motivos podem corromper um arquivo, os principais são:

  • Vírus
  • Quedas de energia durante a produção.
  • Golpe virtual.
  • Falha humana.

Qual o backup mais seguro a se ter?

Considerando os riscos de um HD externo ou até mesmo um servidor local, por serem físicos podem ocorrer diversos problemas com eles, e se forem danificados, tudo será perdido. Para garantir a proteção dos seus dados, você pode ter além do backup local o Backup em Nuvem (Cloud Backup) porque com eles os dados são armazenados em outro ambiente de alta segurança (Data Center), e o risco de perda no armazenamento em nuvem é praticamente zero. Pois a Solução conta com recursos exclusivos para gestão do backup como: Backup Automático, Backup Imutável, Proteção Anti Ransonware além de diversas formas de politicas de retenção do backup adequando a qualquer tipo de negocio.

Para saber mais, clique no banner abaixo:

backup imutavel

2. Antivírus – Acronis Cyber Protect;

Já imaginou uma solução que além de manter uma cópia de segurança dos arquivos (backup), tráz também o recurso de antivírus e antimalware em tempo real, segurança e gestão, evitando assim que os arquivos mantidos nessa cópia de segurança, não sejam afetados por vírus e malwares.

A solução é ideal para empresas que possuem muitos dispositivos, pois é possível gerenciar todos os computadores e servidores de um único lugar, criar regras de segurança avançadas como: bloquear portas USB em todos os computadores da empresa e evitando o vazamento de dados, atualizar patch de segurança de sistemas operacionais, filtro de URL e muito mais.

3. Senhas fortes e diferentes;

Uma falha comum de muitos usuários é a utilização de senhas fáceis e muitas vezes utilizar a mesma senha para diversos dispositivos e contas. Ou seja o grande problema disso é: se alguém descobrir uma dessas senhas, ele pode ter acesso a todas as suas contas. Por exemplo, se a sua senha do e-mail é a mesma do seu Instagram, se tiverem acesso ao e-mail, terão acesso também ao Instagram e vice-versa. Para criar senhas fortes é necessário que a senha possua uma combinação de letras, números e símbolos.

4. Ativar autenticação de duplo fator;

O que é autenticação de duplo fator?

A autenticação de duplo fator é uma segurança extra que você pode optar por ativar ou não. Em outras palavras com ela além do usuário precisar da senha para fazer o login em suas contas, é necessário também preencher essa autenticação para poder acessar as contas. Essa autenticação é recebida tanto por e-mail, celular ou aplicativos como Authenticator (aplicativo de autenticação do Google). Então, caso sua senha tenha sido vazada, terá uma segunda barreira de proteção em sua conta. Diminuindo assim a sua vulnerabilidade.

5. Utilização de anti-vírus atualizado;

Primeiramente, ter um bom antivírus é essencial, por que com ele você terá uma proteção a mais, tendo em vista que eles podem detectar e remover vírus e programas maliciosos de seu computador. Programas esses que costumam causar muitos problemas, que incluem o roubo de dados, lentidão no computador, roubo e perca de arquivos e outros. Certamente usar antivírus é essencial, conheça aqui alguns Antivírus gratuitos.

6. Utilize softwares oficiais;

Ter a consciência de sempre utilizar softwares oficiais é de suma importância para proteger seu computador, já que um dos maiores riscos do uso de um Software pirata é deixar o computador vulnerável a vírus e malwares, além de infringir a lei.

7. Mantenha os softwares atualizados;

Mantenha todos os programas e o sistema operacional atualizados. A atualização também é uma forma de se proteger contra vulnerabilidades. Afinal muitas atualizações que ocorrem no dispositivo é justamente para mantê-lo seguro.

8. Cuidado ao inserir dados em sites;

Antes de inserir os seus dados em qualquer site na internet, certifique-se que é um site seguro e que siga os seguintes critérios:

  • Tenha selos de Segurança.
  • Tenha certificado SSL.
  • Tenha um domínio de uma URL válida.
  • Tenha uma boa reputação.
maneiras de saber se um site é seguro

9. Desconfie de e-mails;

Frequentemente, golpistas utilizam de anexos em e-mails para enviar vírus. Portanto, para proteger seu computador, é importante certificar-se sempre do que se trata, antes de iniciar o download do anexo. Ou antes de clicar em qualquer link contido no corpo do e-mail. Você pode seguir os seguintes critérios:

  • Verifique se o remetente é confiável e se você esperava por aquele e-mail.
  • Verifique o tipo de arquivo. A extensão do arquivo pode ser uma boa indicação de um malware arquivos executáveis (.exe, .bat e outros) e arquivos de macro (.doc, .cls, .ppt) podem conter códigos maliciosos.
  • Antes de abrir qualquer arquivo, certifique-se se o seu antivírus está ativo.

Em nossos e-mails utilizamos AntiSpam. Logo evitamos receber conteúdos maliciosos.

10. Use um navegador seguro

Verifique sempre se o navegador que você utiliza possui configuração padrão de segurança. Além disso evite plugins/complementos desnecessários.

Gostou das dicas? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

assinatura leandro

Publicado por:

Leandro Magalhães

Compartilhe:

Tags:

Confira posts relacionados