Alterar a porta SSH é uma prática comum para melhorar a segurança de um servidor. A porta padrão do SSH é a 22, e alterando a sua porta SSH por segurança no CentOS 6 e CentOS 7, fará seu dispositivo mais seguro. Muitos administradores optam por alterá-la para dificultar potenciais ataques automatizados. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode considerar alterar a porta SSH:

Banner cta Clud backup
  1. Redução de riscos de segurança: Mudar a porta SSH pode ajudar a reduzir o risco de ataques de força bruta. Ao usar uma porta não padrão, você pode dificultar esses ataques, já que os bots geralmente procuram por servidores na porta 22.
  2. Menos tráfego indesejado: Ao alterar a porta SSH, você pode reduzir o número de tentativas de login não autorizadas que seu servidor recebe, pois muitos bots automáticos visam especificamente a porta 22.
  3. Obscuridade de segurança: Embora não deva ser sua única medida de segurança, alterar a porta SSH adiciona uma camada adicional de obscuridade, tornando seu servidor menos visível para varreduras automáticas.
  4. Política de segurança: Em algumas organizações, a alteração da porta SSH pode ser uma política de segurança padrão como parte das medidas de proteção de dados.

Como alterar a porta SSH no CentOS 6 ou 7?

Primeiro, temos que editar o arquivo de configuração da porta sshd (daemon de servidor SSH). Use seu editor de texto favorito.

Adicione o seguinte código na parte superior ou inferior do arquivo de configuração acima:

Em seguida, você deve atualizar o firewall liberando a porta desejado para SSH, caso contrário você pode perder acesso ao servidor.

Se você desativou o firewall, ignore esta etapa.

Reiniciando o servidor SSH:

No entanto, embora a alteração da porta SSH por questões de segurança no CentOS 6 e CentOS 7 seja uma medida válida. Por isso, é fundamental adotar outras práticas complementares, como a implementação de chaves SSH, a configuração adequada de firewalls e a atualização regular dos softwares. Além disso, ao alterar a porta SSH, você precisará garantir que os usuários autorizados saibam qual é a nova porta para acessar o servidor.

Compartilhe:

Inscreva-se na nossa Newsletter

Brasil Cloud Nuvem Corporativa