Por que ter um site para sua empresa? Há diversas razões para isso. Afinal, o site é uma ferramenta que contribui para que as pessoas achem sua empresa, interajam com ela e possivelmente, se tornem clientes.
Está enganado quem pensa que isto é desperdício de tempo e investimento, como ter um site para uma empresa de pequeno porte, por exemplo. Pois, independentemente do tamanho, possuir um site empresarial é uma maneira de se destacar perante a concorrência. É através dele que o cliente saberá onde você está, qual seu propósito, poderá conhecer mais sobre seus produtos e interagir com seu conteúdo.
Visto a grande importância que é ter um site nos dias de hoje, elaboramos algumas dicas para que você construa o site ideal para o seu negócio. Fique tranquilo (a), que apesar de parecer algo complicado, fazer um site com a cara da sua empresa será algo até divertido de fazer. E, claro que certamente você colherá os bons frutos desse investimento. Então, vamos à leitura.
Argumentos para ter um site para sua empresa
Saia na frente da concorrência
Como já dito, ter um site próprio é uma excelente forma de se destacar frente aos seus correntes. Pois, caso seu concorrente não tenha um site ainda, você ao criar o seu, estará um passo a frente, já que o cliente encontrará a sua empresa com maior facilidade e terá acesso ágil aos seus produtos ou serviços. E caso quem não tenha o site seja você, já passou da hora de ter um para sua empresa, não? Pois, como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. E hoje a maior vitrine para uma empresa é estar presente na Internet.
Gerar vendas
Por meio de um site é possível gerar leads e, consequentemente, vendas. Como? No próprio site você pode criar maneiras de coletas dados de consumidores interessados em seus produtos ou serviços, os denominados leads. Seja por meio da oferta de webinars ou newsletters, onde para que a pessoa tenha acesso a esses materiais ela precisa preencher com os dados dela um formulário em troca das informações que você disponibilizará. Vale ressaltar que para que ela tenha interesse e continue como assinante, é preciso que seja produzido conteúdo de qualidade para entregar ao seu inscrito periodicamente.
Ser encontrado
Quando alguém procurar pela sua empresa ou por algum assunto relacionado com o que você faça, ter um site vai contribuir para que quem procurou encontre a sua empresa. Até porque de nada adianta ofertar produtos ou serviços de qualidade, mas ninguém ficar sabendo da existência da seu negócio, certo?
Para isso, existem ferramentas que poderão te ajudar a criar seu site de forma prática e gratuita. Como por exemplo o WordPress, que é um dos recursos mais utilizados atualmente para criação de sites. Além de ser muito prático e intuitivo, ele tem uma versão gratuita que permite configurar e customizar um site para sua empresa. Você tem a opção de contratar um desenvolvedor de site ou web designer para deixar o site com a cara do seu negócio, do jeito que você desejar.
E para cada tipo de empresa, há um tipo de site
Conforme for o ramo ao qual sua empresa se encaixa, há tipos de sites que condizem com o propósito do seu negócio.
Blog
Um blog nada mais é que uma página cujo objetivo é divulgar conteúdo informativo e que atraia clientes. Deve ser abastecido com assuntos relevantes que aprimorados pelo SEO (Search Engine Optimization), para que atraia leitores e torne sua empresa referência em assuntos da área.
Site Institucional
Trata-se de uma página na qual constam informações atualizadas sobre a organização. Como endereço, telefone, e-mail, apresentação da empresa, como missão, visão, valores, os produtos e serviços oferecidos, dentre outras informações julgadas como importantes.
Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)
Apesar de redes sociais não serem consideradas como sites, marcar presença nas mesmas é indispensável. Pois, são páginas que contribuem para fortalecer o relacionamento da empresa com os seguidores, sejam eles consumidores da marca ou não.
Contudo, essas páginas servem para divulgar produtos, serviços, promoções, posicionamento da marca, informações institucionais e interação com os usuários. Sendo o maior propósito fazer com que a empresa seja sempre lembrada. Ou seja, tenha um site, mas também invista nas redes sociais, nas quais seu público esteja inserido.
E-commerce
Refere-se à uma loja virtual onde é possível fazer transações de compra e venda online. Uma vez que atualmente o número de compras virtuais só aumentam, caso sua empresa comercie algum produto, seria interessante criar um site com essa finalidade.
Após falarmos sobre as razões para ter um site para sua empresa e alguns tipos, vamos ao que interessa:
Passo a passo para criar um site
1. Determine qual o propósito para o seu site
Será para vender algum produto ou divulgar um serviço? Gerar leads? Apresentar a empresa para os clientes?
2. O que o seu site vai conter?
Defina quais tipos de conteúdo haverá no site, se será só uma página institucional e um campo para envio de pedidos de orçamento. Aconselhamos ter as seguintes páginas no site:
- Home page
- Produto e serviços
- Valores e planos
- Quem somos
- Fale conosco
E como páginas opcionais (será de acordo com a finalidade e necessidade da empresa):
- FAQs (caso seu produto ou serviço precise de orientação quando ao uso)
- Clientes atendidos (passar credibilidade para novos clientes)
- Política de privacidade
3. Registrar um domínio
O domínio de um site nada mais que seu endereço eletrônico, em outras palavras, é o ”www.dominiodasuaempresa.com.br”, por exemplo. A melhor e mais indicada alternativa é comprar um domínio próprio para sua empresa. Pois além de passar maior credibilidade, será algo único para o seu negócio.
Você pode escolher entre terminações como o .com.br (que passam maior confiabilidade para o cliente que já está acostumado) ou também .com, .net, .edu, dentre outras, conforme você preferir ou se relacionar com seu ramo de atuação. No caso do .com.br, você pode ver a disponibilidade através do próprio Registro BR, que é o órgão que regulamenta os domínios com essa terminologia no Brasil.
4. Hospedar o site
Ao hospedar um site o intuito é colocar o mesmo para funcionar e também mantê-lo no ar. Quer dizer, será reservado um espaço para o site da sua empresa dentro de um servidor. Você pode contratar um serviço de hospedagem ou utilizar uma versão gratuita. Porém, quando você paga pela hospedagem, a empresa responsável pela hospedagem proporciona maior estabilidade e proteção, além de garantir que o site sempre ficará disponível.
5. Quem vai fazer o site para sua empresa?
Como já dito anteriormente, há a opção de contratar alguém para construir o site conforme suas especificações, podendo ser um web designer ou um profissional com conhecimentos em HTML. E como ferramenta, poderá optar por usar o WordPress, por exemplo. Lembrando que é muito importante escolher um template para o seu site que seja responsivo para os diferentes tipos de aparelhos que forem acessar seu site, seja pelo computador ou celular, por exemplo. Para isso, conte com a ajuda de um profissional de design ou utiliza um template pronto.
Aproveitando o assunto sobre design. Vamos falar sobre o layout do mesmo, que nada mais é que o acabamento do seu site. Imagine o seguinte, que você está visitando imóveis para alugar, chega em um específico e se encanta com o tamanho da área disponível, espaço bem distribuído e planejado. Vê ali como lugar ideal para estabelecer seu escritório, porém, quando repara no acabamento, nota que está malfeito e a pintura da parede está descascando e cheio de trincados. Na mesma hora vai bater aquela dúvida se realmente aquele lugar é perfeito para você alugar, não é mesmo?
Até porque um lugar bem pintado, decorado, bonito e agradável, além de tornar o ambiente mais agradável, pode causar uma boa impressão no cliente, correto? A mesma coisa acontece com o site para que quem está o vendo sempre queira voltar. Pois, a primeira impressão é a que fica, como diz o ditado.
Então, visto isso, vamos apresentar algumas dicas para tornar o layout do seu site bacana de forma que quem o visite, queira ficar e conhecer mais sobre sua empresa.
Foque na identidade visual da sua marca
Tenha em mente que precisa ter um carinho especial ao escolher a fonte das letras que você irá utilizar e os símbolos também, de forma que seja congruente com sua marca. Isto é, o site deve refletir de forma fidedigna a personalidade e representatividade da sua marca. De forma que quando o visitante do site tiver o primeiro contato com o mesmo, remeta instantaneamente à sua empresa. De nada adianta se a sua empresa é caracterizada pelas cores vermelho e verde e o seu site ser todo trabalhado em tons azuis. É preciso ter harmonia entre ambos.
Facilite a navegação em seu site
De nada adianta o visitante acessar seu site e não saber navegar por ele. Caso ele se sinta desorientado, em saber onde clicar para encontrar o que ele procura, as chances de ele abandonar a navegação são grandes e pode ser que ele não volte a procura-lo. Em virtude disso, preze por um site clean, no qual as informações estejam dispostas de forma fácil e organizada. E vale ressaltar mais uma vez sobre a responsividade do site, uma vez que grande parte das pessoas hoje em dia acessam a Internet por meio de dispositivos móveis como celular e tablets, então é muito importante para a navegação por esses aparelhos seja agradável.
Torne seu site atraente: use imagens
Imagine que você está procurando sobre determinado produto, cuja necessidade é de encontrar o mais rápido possível informações sobre o mesmo. E ao entrar em um site, você se depara apenas com texto e mais texto, do início ao fim da página. Você se sentiria animado a ler tudo, levando em consideração que você precisa resolver isso rápido, pois há outras tarefas a serem feitas? Imagina-se que não, certo? Pois é, o visitante da sua página, na maioria das vezes também não dispõe de tempo para ler textos longos. Por isso, é imprescindível que você busque proporcionar leituras agradáveis e também visualmente atrativas. Para isso, utilize imagens. Pode ser fotos dos produtos, pessoas, sua equipe, talvez, por quê não? Use qualquer ilustração que além de remeter à sua marca, agrade aos olhos de quem está ali visitando o site da sua empresa.
Apenas um alerta, cuidado ao utilizar imagens encontradas na Internet, pois podem conter direitos autorais. Certifique-se que as imagens escolhidas poderão ser usadas sem risco de causar algum transtorno futuro. E outro ponto, é o cuidado com a quantidade de imagens, da mesma forma que texto demais não é benéfico, imagens em excesso também não são. Pois podem deixar o site pesado e causar lentidão para carregar as páginas.
Por fim, agora que já sabe criar um site para sua empresa, lembre-se de sempre planejar os detalhes e procurar um profissional que o auxilie em suas dúvidas, caso surjam. Ter um site pode render à sua empresa bons frutos, podendo gerar mais leads e intensificar a interação com seus clientes, o que contribui para alavancar o seu negócio.