Você sabe o que é um data center? O centro de processamento de dados, ou data center, é um ambiente no qual são instalados servidores e equipamentos de armazenamento e processamento de dados. Basicamente é um espaço com proteção contra incêndio, sistema de resfriamento e alta segurança onde são montados armários metálicos para guardar os equipamentos.

1. Para que serve um data center?

A estrutura de um centro de processamento de dados, como o próprio nome diz, envolve a infraestrutura de rede e a capacidade de armazenar e processar grandes volumes de informação. Portando, no data center ficam armazenados os servidores, que são responsáveis por fazer funcionar todas as funcionalidades utilizadas pela empresa, desde e-mails a aplicações administrativas e financeiras.

Ou seja, ele serve para atender toda a demanda de tráfego, computação e processamento de dado, em nível interno e externo, de maneira a impulsionar o negócio como um todo.

data center veja dicas importantes

2. Quais são os benefícios?

Ter ou hospedar sua infraestrutura em um centro de processamento de dados traz inúmeras vantagens para a empresa.

Segurança

Todas as informações do seu negócio ficam armazenadas no seu servidor. Com isso, ter um espaço planejado para armazenar conteúdos sensíveis que não permita a entrada de invasores e esteja preparado para conter riscos de incêndios e inundações é essencial para a sua empresa. Em resumo, o ambiente físico ajuda a mitigar o risco de ter seus dados expostos ou perdidos.

NÃO COMETA ESTES ERROS AO FAZER O BACKUP EM NUVEM, VEJA MAIS!

Alta Disponibilidade de Links

O acesso a internet é um dos maiores requisitos de um ambiente, pois a redundância de links é o que mantém os serviços acessíveis 99,9% do tempo. Com isso, a rede do ambiente conta com diversos provedores de internet conectados simultaneamente, de forma que, caso alguma operadora apresente falha, automaticamente outros operadora ativa assume em tempo real.

Data Center Virtual Brasil Cloud

Climatização

Manter seus equipamentos climatizados é essencial para garantir o bom funcionamento dos servidores. Portanto, um ambiente físico (data)
normalmente tem controle da temperatura, da qualidade do ar e da umidade especial para garantir o bom funcionamento dos dispositivos e aumentar a vida útil deles.

Redundância Energética do Data Center

Em um Data Center é imprescindível a redundância de energia elétrica. O fornecimento ininterrupto de energia é questão de viabilidade plena do Data Center. Mas, em um Data Center certificado (com global padrão TIER)  recebe  energia de subestações e concessionarias distintas, além de uma grandiosa arquitetura de Nobreaks (para estabilizar a energia entregue aos servidores) como também banco de baterias para manter o Data Center operando e ainda geradores de energia a Diesel – Auto Suficiência Energética.

Controle de informação

O centro de processamento de dados ajuda você a ter um total controle sobre os ativos da empresa, além de facilitar o gerenciamento das informações.

3. Como implementar?

Se você está pensando em implementar um data center, é preciso levar em consideração o local onde vai ser implantado a sala-cofre. Em resumo, o centro de processamento de dados precisa dispor de um espaço para atender a futuras demandas da empresa. Além disso, você precisa levar em

  • Sistema de acesso;
  • Vigilância;
  • Controle de incêndio;
  • Telecomunicações;
  • Climatização;
  • Monitorização;
  • Entre outros.

Mas se sua empresa não estiver disposta, ou não possuir capital suficiente para implementar um data center, você pode terceirizar o serviço e hospedar seus servidores em uma empresa especializada, como a BrasiCloud, que possui infraestrutura de no Brasil com Padrão TIER III.

4. Quais sãos as diferenças entre data center e Cloud Computing?

O Data Center é a mãe, no caro, e a Cloud Computing, seriam os filhos. Precisa da infra (equipamentos rodando no data) para gerar clouds para oferta. Em resumo, por trás de todo ambiente de cloud, irá existir Data e Equipamentos.

autor leandro

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#brasil cloud
#Cloud
#Cloud Computing
#Data Center
#e-mail corporativo
#hospedagem
#tier 3

Confira posts relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter

Brasil Cloud Nuvem Corporativa