Para prestar um serviço de saúde eficiente à população, é preciso gerenciar as informações dos pacientes de forma organizada. Por isso, o Ministério da Saúde criou a Estratégia de Informatização da Atenção Básica (e-SUS AB). A ideia é usar a tecnologia para facilitar o trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o atendimento ao cidadão. 
A utilização do e-SUS reduz retrabalhos, evita a necessidade de utilizar diversos sistemas diferentes e possibilita maior integração das informações. Assim, os profissionais de saúde podem se concentrar totalmente no atendimento ao paciente e aumentar sua produtividade. Quer entender melhor o que é e-SUS e como ele funciona? Acompanhe a leitura a seguir!

O que é e como ele funciona?

e-SUS AB é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário. Os dois principais componentes dessa estratégia são o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), que é nacional, e o e-SUS AB, que é utilizado nas UBSs. Dessa maneira, eles permitem manter um registro individualizado dos atendimentos de cada cidadão, identificado pelo Cartão Nacional de Saúde. Estão inclusos:

  • Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC): para agendar consultas e registrar as informações sobre o atendimento do paciente na UBS;
  • Coleta de Dados Simplificada (CDS): com ela, é possível fazer o cadastro individual e domiciliar, e criar fichas de atendimento médico, odontológico e de atividades coletivas;
  • Atenção Domiciliar (AD): aplicativo para dispositivos móveis.

Quais são as vantagens de ter o e-SUS na Brasil Cloud?

O serviço de instalação e hospedagem do e-SUS da Brasil Cloud traz diversas facilidades para a UBS. Nesse sentido, veja a seguir quais são as principais delas.

Servidor com software já instalado

O e-SUS é instalado na nuvem e a UBS já recebe o servidor com o sistema pronto para ser utilizado. Além disso, a instalação é feita de acordo com as normas do programa e as particularidades da UBS, o que evita erros e preocupações desnecessárias.

Redução de custos com equipamentos e manutenção

Como o sistema é hospedado na nuvem, no data center da Brasil Cloud, não há a necessidade de ter um servidor próprio. Ou seja, isso traz economia com energia, manutenções periódicas dos equipamentos e profissionais de tecnologia da informação (T.I.).

e-sus

Backup do Cloud Server e-SUS

Os servidores onde o sistema fica armazenado têm diversos recursos de segurança, como os backups. Dessa forma, evita que informações sejam perdidas caso haja algum problema com o equipamento ou com o funcionamento do sistema.

Alta disponibilidade

Os servidores oferecem recursos de alta tecnologia que garantem mais estabilidade e disponibilidade ao sistema. Ou seja, não é preciso se preocupar com os transtornos causados por servidores fora do ar. Além disso, eles são rápidos, o que melhora a produtividade da equipe de atendimento e evita demora no suporte.

Data center no Brasil

Hospedar o e-SUS em um data center no Brasil é mais vantajoso do que fazê-lo no exterior. Isso porque o tempo de resposta de um servidor nacional é menor e, consequentemente, o sistema fica mais rápido.
Isso é especialmente importante para os sistemas de saúde, já que é preciso atualizar as informações constantemente e qualquer atraso prejudica o andamento do atendimento. Outra vantagem é o suporte, que é obtido de forma mais simples do que quando a hospedagem está fora do país.

Agora que você já sabe o que é e-SUS e qual a sua importância para a melhoria do atendimento em saúde, é importante buscar a melhor forma de implantá-lo. Como há diversos cenários de implantação, é importante ter ajuda especializada.

Está pronto para implantar o e-SUS? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Gostaria de testar o Cloud Server e-SUS?

A Brasil Cloud está disponibilizando o teste do Cloud Server e-SUS para Prefeituras e Secretarias de Saúde de todo o Brasil, para fazer o teste é bastante simples, preencha o Formulário desta página:


autor leandro

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#backup
#Cloud
#Cloud Server
#Data Center
#e-SUS
#e-sus AB
#prefeitura
#secretaria de saúde
#sus

Confira posts relacionados