Muito se tem falado sobre a importância da comunicação interna em pequenos, médios e grandes negócios. Afinal, trata-se de uma ferramenta fundamental para manter o bom funcionamento da empresa. Bem como o engajamento e a motivação dos funcionários.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que sem uma boa comunicação interna, não é possível delegar tarefas, integrar os colaboradores nas mais diversas áreas da empresa e colocar em prática a missão, visão e valores da companhia de forma assertiva.
Agora, falando sobre a situação atual, na qual muitas empresas vêm adotando o home office como um modelo exponencial de trabalho. A comunicação interna é ainda mais importante – e desafiante. Quando se fala em manter o alinhamento de informações e a integração da equipe.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis. Para que você, gestor, possa melhorar a comunicação interna do seu negócio. E supere os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Continue lendo e confira!
1. Promova interação
O primeiro passo para otimizar a comunicação interna do seu negócio é promover uma relação positiva entre diretores, gerentes e colaboradores.
Isso é muito importante. Pois permite que todos manifestem e expressem opiniões, ideias e melhorias de etiqueta de segurança.
Além disso, ao promover interação entre os colaboradores da empresa, você pode mostrar para a equipe que a sala dos líderes está sempre aberta para novas ideias e conceitos. Que podem contribuir com o desenvolvimento do ambiente de trabalho.
2. Alinhe os colaboradores
O alinhamento de informações e tarefas é uma medida extremamente importante. Seja para alcançar bons resultados ou crescer de maneira sustentável. Mas, afinal, como fazer isso? Bom, a resposta é simples:
- Reforce a cultura organizacional da empresa;
- Esclareça os objetivos gerais e específicos da organização;
- Fale sobre expectativas, como novos adesivos para parede;
- Defina metas para cada atividade a ser realizada;
- Elogie e ofereça feedbacks.
Para isso, faça apresentações e reuniões apontando as principais metas, normas e políticas da organização. E reforce-as ao longo do expediente, mantendo o diálogo e o contato com seus funcionários.
3. Endomarketing: lembre-se dele!
Você certamente já ouviu falar sobre o endomarketing, não é mesmo? Trata-se de um conjunto de ações realizados pela empresa que tem como objetivo promover a satisfação, motivação e o engajamento do público interno. Ou seja, dos colaboradores.
Por isso, o endomarketing e a comunicação interna caminham juntos. Uma vez que o funcionário precisa obter a melhor experiência possível em seu ambiente de trabalho.
Sendo assim, elabore atividades interativas, valorize o desempenho pessoal e elogie boas performances. A fim de melhorar o clima organizacional e mostrar que a empresa valoriza o trabalho desenvolvido pelos funcionários, como envelope awb.
4. Aposte em canais de comunicação internos
A comunicação se tornou muito mais simples e prática com o avanço da internet. Então, que tal utilizar essas funcionalidades para integrar os colaboradores? Além de manter todos informados e alinhados aos objetivos da marca?
Dessa forma, utilize a inovação e reinvente os meios de comunicação internos atuais. Aposte em plataformas que possam ser aplicadas para facilitar o atendimento e o contato entre empresa e colaborador.
Atualmente, o mercado conta com uma série de ferramentas que podem otimizar a comunicação interna do seu negócio. Bem como o Zoom, Microsoft Teams e o Google Meet.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.