Está cansado de receber um boleto falso ou que seja bem suspeito? Nesse sentido, resolvemos escrever em nosso blog dicas para saber como identificar um boleto falso…
7 Dicas para saber como identificar um boleto falso
Recebeu um boleto e bateu aquela dúvida, leia com atenção estas 7 etapas abaixo que certamente irá lhe auxiliar muito para evitar golpes fraudulentos no boleto bancário…
1 – Verifique a origem:
Sempre verifique a origem do boleto. Se você não reconhecer a empresa ou o remetente, entre em contato com eles para confirmar a autenticidade do boleto.
2 – Desconfie de e-mails suspeitos:
Muitos boletos fraudulentos são enviados por e-mail. Se receber um e-mail com um boleto anexado ou um link para um boleto, verifique o remetente e o endereço de e-mail cuidadosamente.
Quer garantir? Antes de abrir e-mail duvidoso ou o anexo do mesmo, entre em contato com o remetente e confirme os dados.
Obs: pode ser chato fazer isso, mas pagar um boleto falso é muito mais desagradável.
3 – Compare com informações anteriores:
Se você já pagou boletos para a mesma empresa no passado, compare o novo boleto com os antigos para garantir que as informações batem.
Dica: Na maioria das vezes os fraudadores mudam o banco que emite o boleto. Recomendo fazer uma lista (seja escrita ou no excel) com a relação dos boletos fixos e seus BANCOS de emissão. Assim antes de pagar qualquer boleto, confirme em sua lista se consta o mesmo banco de sempre. caso tenha alterado a banco ABRA O OLHO e entre em contrato com seu fornecedor.
4 – Use fontes confiáveis:
Sempre que possível, obtenha boletos diretamente do site oficial da empresa ou instituição. Nesse sentido, evite usar links de terceiros ou baixar boletos de fontes desconhecidas.
Dica: O proprio NetBank via de regra relaciona boletos em DDA (pagamento recorrente) se o fornecedor tiver ok, recomendo habilitar esse recurso, além de seguro, elimina o retrabalho do dia a dia.
5 – Verifique a autenticidade do código de barras:
O código de barras deve conter informações precisas. Em resumo, você pode usar um aplicativo de leitura de código de barras para verificar se as informações correspondem ao valor e à empresa mencionados no boleto.
6 – Não compartilhe informações pessoais:
Nunca compartilhe informações pessoais, como CPF, RG, ou dados bancários por telefone ou e-mail. Portanto, somente faça este tipo de confirmação caso tenha certeza da autenticidade da outra pessoa.
7 – Use antivírus e firewall:
Mantenha seu computador e dispositivos protegidos com software de segurança atualizado para ajudar a detectar e prevenir tentativas de fraude. Certamente, é uma das melhores proteções é ter seu computador/celulares atualizado e protegido.
Gostou das dicas para saber como identificar um boleto falso?
Esperamos ter lhe ajudado com este post, mas caso ainda tenha dúvida, temos sempre uma equipe financeira a disposição para lhe auxiliar a evitar cair neste tipo de golpe. Portanto, caso queira pode clicar neste link e tirar dúvida com nossa equipe sobre boletos fraudulentos.
Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!