BrasilCloud Header

Blog

Dicas para saber como identificar um boleto falso.

Está cansado de receber um boleto falso ou que seja bem suspeito? Nesse sentido, resolvemos escrever em nosso blog dicas para saber como identificar um boleto falso…

boleto falso

7 Dicas para saber como identificar um boleto falso

Recebeu um boleto e bateu aquela dúvida, leia com atenção estas 7 etapas abaixo que certamente irá lhe auxiliar muito para evitar golpes fraudulentos no boleto bancário…

1 – Verifique a origem:

Sempre verifique a origem do boleto. Se você não reconhecer a empresa ou o remetente, entre em contato com eles para confirmar a autenticidade do boleto.

2 – Desconfie de e-mails suspeitos:

Muitos boletos fraudulentos são enviados por e-mail. Se receber um e-mail com um boleto anexado ou um link para um boleto, verifique o remetente e o endereço de e-mail cuidadosamente.

Quer garantir? Antes de abrir e-mail duvidoso ou o anexo do mesmo, entre em contato com o remetente e confirme os dados.

Obs: pode ser chato fazer isso, mas pagar um boleto falso é muito mais desagradável.

3 – Compare com informações anteriores:

Se você já pagou boletos para a mesma empresa no passado, compare o novo boleto com os antigos para garantir que as informações batem.

Dica: Na maioria das vezes os fraudadores mudam o banco que emite o boleto. Recomendo fazer uma lista (seja escrita ou no excel) com a relação dos boletos fixos e seus BANCOS de emissão. Assim antes de pagar qualquer boleto, confirme em sua lista se consta o mesmo banco de sempre. caso tenha alterado a banco ABRA O OLHO e entre em contrato com seu fornecedor.

4 – Use fontes confiáveis:

Sempre que possível, obtenha boletos diretamente do site oficial da empresa ou instituição. Nesse sentido, evite usar links de terceiros ou baixar boletos de fontes desconhecidas.

Dica: O proprio NetBank via de regra relaciona boletos em DDA (pagamento recorrente) se o fornecedor tiver ok, recomendo habilitar esse recurso, além de seguro, elimina o retrabalho do dia a dia.

5 – Verifique a autenticidade do código de barras:

O código de barras deve conter informações precisas. Em resumo, você pode usar um aplicativo de leitura de código de barras para verificar se as informações correspondem ao valor e à empresa mencionados no boleto.

6 – Não compartilhe informações pessoais:

Nunca compartilhe informações pessoais, como CPF, RG, ou dados bancários por telefone ou e-mail. Portanto, somente faça este tipo de confirmação caso tenha certeza da autenticidade da outra pessoa.

banner golpe do boleto bancario

7 – Use antivírus e firewall:

Mantenha seu computador e dispositivos protegidos com software de segurança atualizado para ajudar a detectar e prevenir tentativas de fraude. Certamente, é uma das melhores proteções é ter seu computador/celulares atualizado e protegido.

Gostou das dicas para saber como identificar um boleto falso?

Esperamos ter lhe ajudado com este post, mas caso ainda tenha dúvida, temos sempre uma equipe financeira a disposição para lhe auxiliar a evitar cair neste tipo de golpe. Portanto, caso queira pode clicar neste link e tirar dúvida com nossa equipe sobre boletos fraudulentos.

Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

Erasmo MAgalhães

Artigos Mais Lidos:

eSUS

O que é e-SUS: entenda agora mesmo

Para prestar um serviço de saúde eficiente à população, é preciso gerenciar as informações dos pacientes de forma organizada. Por isso, o Ministério da Saúde criou a Estratégia de Informatização da Atenção Básica (e-SUS AB). A ideia é usar a tecnologia para facilitar o trabalho das equipes… Você sabe o que é o e-SUS e como ele funciona? Quer saber como testá-lo na Prefeitura ou Secretaria de Saúde? Clique e saiba mais.

Leia mais.

Confira Artigos Relacionados

Backups x Disaster Recovery
Backup em Nuvem

Diferença entre Backups e Recuperação de Desastres (DR)

Tanto backups quanto recuperação de desastres são práticas fundamentais para garantir a continuidade dos negócios e a proteção de dados em caso de incidentes imprevistos. Nesse sentido, os dois conceitos estejam intimamente relacionados, suas finalidades e escopos são distintos.

Leia Mais »