Ir para o conteúdo
  • Institucional
  • Blog
Suporte Online
Painel do Cliente
BrasilCloud Header
Logo Brasil Cloud
Computação em Nuvem ▼
Cloud Server
Data Center Virtual
Kubernetes
Soluções em Nuvem ▼
AntiSpam Cloud
Arquivo em Nuvem / File Server Cloud
Cloud Backup / Backup em Nuvem
DRaas – Disaster Recovery
Email Corporativo
Microsoft 365
Google Workspace
Produtos em Nuvem ▼
Hospedagem Django
Hospedagem Golang
Hospedagem Java
Hospedagem Node.js
Hospedagem PHP
Hospedagem n8n
Registro de Domínio
Atendimento ▼
Central de Atendimento
Dúvidas
Tutoriais
Materiais Gratuitos
Cloud Server
Data Center Virtual
Kubernetes
AntiSpam Cloud
Arquivo em Nuvem / File Server Cloud
Cloud Backup / Backup em Nuvem
DRaas – Disaster Recovery
Email Corporativo
Microsoft 365
Google Workspace
Hospedagem Django
Hospedagem Golang
Hospedagem Java
Hospedagem Node.js
Hospedagem PHP
Hospedagem n8n
Registro de Domínio
Central de Atendimento
Dúvidas
Tutoriais
Materiais Gratuitos
Dúvidas

O que é Domínio?

O que é Domínio na Internet e o que faço com ele?

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Este nome foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Isto é, sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

dominio

Na imagem acima é possível ver o domínio da Brasil Cloud na barra de endereços do navegador.

Após efetuar o registro do seu domínio você pode ter não só um Site, um Serviço de E-mail Corporativo, mas também um E-mail Pessoal, dependendo da sua demanda.

Resumindo: o Domínio é o seu endereço na Internet, da sua empresa ou pessoal. Assim, ele é o primeiro passo para ter algo on-line, seja seu e-mail, site, dentre outros.

O que eu preciso para registrar um domínio?

No Brasil, para todos os domínios com final .br, o registro é feito pelo Registro.br, isto é, pelo departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para registrá-lo, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou física (CPF) e possuir um contato em território nacional.

 

O Domínio e Marca Registrada ®, são a mesma coisa?

Não, o Domínio é registro exclusivo do nome da empresa na internet, conforme mencionamos acima é o .com.br / .com / net / .org etc.

Já a Marca Registra ® no INPI (Instituto Nacional de Marcas e Patentes) é o registro de Patente da Marca empresarial. O Registro da Marca é de extrema e fundamental importância para garantir a proteção de sua marca.

Pois se sua empresa possui o Registro da sua Marca, sua empresa tem total exclusividade no uso do nome.

Ou seja, se ocorrer de outras entidade (CNPJ ou CPF) utilizarem o nome da sua empresa com domínios na internet, é possível de forma Extra Judicial ou Judicial ser pleiteado a transferência do domínio na internet para sua empresa.

 

CTA- Banner guia do Backup

 

Quantos domínios posso registrar?

Uma entidade poderá registrar, sob uma extensão, quantos domínios quiser. No entanto, não é permitido registrar o mesmo nome em diferentes DPNs genéricos.

A restrição de homonímia não se aplica as extensões com restrições. Sendo assim, todos as extensões de domínios disponíveis, excetuando-se os restritos, são classificados como genéricos.

Exemplo: uma entidade poderá registrar quantos domínios quiser sob .COM.BR, ou sob .IND.BR, mas, se possuir o domínio XXX.COM.BR, não poderá registrá-lo também em .IND.BR.

Ou seja, se tiver XXX.COM.BR não poderá registrar XXX.IND.BR, por se tratar de domínios genéricos. Já nada impede que, caso essa entidade preencha os requisitos para registrar sob .TV.BR, registre também o XXX.TV.BR, porque .TV.BR é um domínio com restrições próprias sendo assim, às quais não se adicionam as restrições de homonímia, logo pode ser criado.

Além disso, a extensão .NOM.BR é uma exceção à regra da homonímia. Por exemplo: pessoas físicas podem registrar XXX.ADV.BR, ZZZ.ENG.BR e XXX.ZZZ.NOM.BR, mas não podem registrar XXX.ADV.BR e XXX.ENG.BR.

Pelas atuais regras, para que o registo seja efetivado, são necessários ao menos dois servidores DNS conectados à Internet e já configurados para o domínio que está sendo solicitado.

Você pode ter um servidor de DNS contratando uma Hospedagem de Site ou Serviço de E-mail Corporativo.

Como Registrar meu Domínio e qual valor?

Para saber os valores de registro, veja no link abaixo:

Clique aqui para registrar seu domínio

Entenda também a diferença entre Hospedagem vs Domínio.

assinatura leandro

Categorias

  • Anti-Spam
  • Arquivo na Nuvem
  • Cloud Computing
  • Domínio
  • E-SUS
  • Email Corporativo
  • Gestão
  • Hospedagem de Sites
  • Internet
  • jboss
  • Joomla
  • Painel do Cliente
  • Rede
  • Redes
  • Segurança Digital
  • Servidor Cloud
  • Streaming
  • Suporte Técnico
  • Tecnologia
  • WordPress
Banner guia do Backup

Confira Outras Dúvidas

Como Registrar Meu Domínio

O que é o PHP?

Como fazer cache corretamente do meu Site?

O que é um File Server / Servidor de Arquivo?

O que é o Email com Auditoria – Auditoria de E-mail

O que é Streaming de Áudio?

O que é Trafego de Dados e como é medido?

Gerenciamento de Servidor de E-mail Corporativo

O que é Cloud Computing?

Como saber meu IP de Internet?

Ebook Disaster recovery

Inscreva-se na nossa Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e a transferência de suas informações pessoais . 

LOGO BRASIL CLOUD

Somos uma empresa brasileira, sediada em Uberlândia-MG, com mais de 18 anos de atuação no mercado de Computação em Nuvem.

Facebook Linkedin-in X-twitter Instagram Youtube Whatsapp

Homologada e Certificada:

logo manrs

Computação em Nuvem

  • Cloud Server

Enterprise Cloud

  • Data Center Virtual
  • Kubernetes

Produtividade

  • E-mail Corporativo
  • Microsoft 365
  • Google Workspace
  • E-mail Hibrido

Cyber Seguraça

  • Cyber Cloud
  • Antivírus EDR
  • Cloud VPN
  • Firewall Virtual - VNF
  • Backup Gerenciado
  • Backup para Microsoft 365

Soluções

  • AntiSpam Cloud
  • Backup em Nuvem
  • DRaaS – Disaster Recovery
  • Arquivo em Nuvem/File Server

Produtos

  • Registro de Domínios
  • Hospedagem PHP
  • Hospedagem Node.js
  • Hospedagem Django
  • Hospedagem Java
  • Hospedagem Golang
  • Hospedagem n8n

Marketplace

  • Parceiros e Agências Web

Brasil Stream

  • Streaming para Rádios
  • Streaming de Vídeo

Institucional

  • Sobre Nós
  • Blog
  • Infraestrutura
  • 10 Motivos
  • Trabalhe Conosco

Contratos

  • Termos de Uso
  • Política AntiSpam
  • Política de Privacidade
  • Contratos

Atendimento

  • Painel do Cliente
  • Fale Conosco
  • Dúvidas
  • Tutoriais Passo a Passo
Selo GPTW 2025

Brasil Cloud Serviços de Computação em Nuvem Ltda.

CNPJ: 07.951.563/0002-95

Av. Anselmo Alves dos Santos, 1111 

Bairro Tibery | Uberlândia – MG.

CEP: 38405-167

Empresa Associada:

Associado Abracloud

Empresa Colaboradora:

Empresa parceiro HuberHub

© 2006 – 2026 Brasil Cloud Nuvem Corporativa . Todos os direitos reservados.