Antes de tudo, é importante entender que criar senhas seguras é imprescindível para garantir a segurança de suas contas. Dessa forma, senhas curtas, senhas com data de aniversário ou senhas com sequência de números como “123456” são extremamente vulneráveis a ataques hackers. Além disso, usar a mesma senha para todas as suas contas, apesar de parecer prático, não é seguro, já que se uma conta é invadida, todas as outras também são, pois possuem a mesma senha.
Com isso, surge a necessidade de criar várias senhas seguras para cada uma de suas contas. E para que você não tenha que memorizar todas elas, o gerenciador de senhas vem como uma solução para armazenar essas chaves de forma segura.
O gerenciador de senhas nada mais é do que um software capaz de armazenar senhas. Com a necessidade de guardar uma grande quantidade de chaves diferentes para as contas que usamos no dia a dia, ele é uma solução prática e mantém suas contas protegidas, sendo que tudo que você precisa é memorizar uma senha mestra para ter acesso a todas as outras.
O Gerenciador de Senhas automático, clique abaixo:
O Gerenciador de Senhas é seguro?
Primeiro temos que entender que nenhum software está completamente protegido de ataques e outras vulnerabilidades. Mas sim, o gerenciador de senhas é seguro. O grande risco do gerenciador de senhas é que ele mantém todas as suas informações e credencias de acesso em um só lugar. Isso significa que se acontecer uma invasão ou pane no software, todas as informações que lá estão serão violadas, causando problemas catastróficos para o usuário. É por isso que a maioria dos gerenciadores de senhas possuem camadas robustas de proteção, diminuindo o risco de suas senhas serem perdidas. Sendo assim, as chaves de segurança são armazenadas em um banco de dados criptografados e bloqueadas pela senha mestra.
É preciso também escolher os gerenciadores mais recomendados e confiáveis e se atentar às atualizações sempre que uma nova versão estiver disponível, reforçando assim a segurança do software.
Principais benefícios do Gerenciador de Senhas
- Segurança: com o poder de armazenar grandes quantidades de senhas únicas em um ambiente criptografado, a grande vantagem do gerenciador de senhas é sem dúvidas a segurança.
- Praticidade: com o gerenciador de senhas, o uso é simples. Basta fazer o login com a senha mestra e você terá acesso a todas suas senhas cadastradas.
Como usar o Gerenciador de Senhas?
Primeiro, faça uma pesquisa sobre os gerenciadores mais recomendados e instale o programa de preferência em seu(s) aparelho(s). Lembre-se de sempre usar o site oficial do gerenciador, nunca clicando em um link enviado. Alguns dos gerenciadores mais conhecidos são o KeePass, o 1Password, o Lastpass e o Dashlane.
Em seguida, cadastre sua conta para começar a usar o gerenciador. No cadastro, você precisará criar a senha mestra, necessária para acessar o próprio gerenciador. Lembre-se de usar uma senha segura para reforçar a segurança.
Pronto! Agora é só cadastrar as credenciais de login dentro do painel e suas senhas estarão mais seguras. Não se esqueça de sempre utilizar senhas diferentes e seguras para suas contas.
Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!