Engana-se quem pensa que criar um site precisa ser uma atividade complicada. Na verdade, montar uma página na web não exige grandes esforços e muito menos altos investimentos. No entanto, é necessário determinação, foco e uma dose de criatividade.
Nesse sentido, é importante mencionar que estar presente digitalmente é uma estratégia excelente para a sua marca, uma vez que um site pode ser caracterizado como uma espécie de ‘’vitrine virtual’’ e, por isso, é capaz de gerar visibilidade e aumentar as vendas.
Além disso, foi-se o tempo que criar um site significava credibilidade, sucesso ou autonomia nas relações. Hoje uma página na web tem um potencial muito mais relevante e maior: é por meio dele que é possível vender, falar e apresentar produtos e serviços.
Sendo assim, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, empreendedor ou usuário, a criar um site. Nele, você verá um passo a passo valioso para tirar a sua ideia do papel e criar um site para o seu negócio. Continue lendo!
1. Defina o objetivo do seu site
Nesse momento, é importante se questionar: sobre o que será o meu site? O que quero abordar e qual o meu objetivo com ele? A criação de um site pode ter como base diversas ideias. E com o plano certo, é possível obter dinheiro com cada uma delas.
Dessa forma, comece definindo o objetivo do seu site e amadureça a ideia de forma clara. Você pode, por exemplo, criar um site de notícias, comunidades online, descrições de placas de segurança, um blog, um portfólio, entre outras inúmeras opções.
2. Atente-se ao tempo de carregamento do seu site
O tempo de carregamento é um dos fatores que mais influenciam na experiência de navegação do usuário. Por isso, o seu site deve carregar rapidamente, a fim de prender a atenção do leitor e incentivá-lo a consumir os seus conteúdos.
Além disso, o tempo de carregamento é um dos elementos avaliados pelo Google e por outros mecanismos de busca.
Então, ao oferecer uma experiência de navegação positiva ao usuário, automaticamente o seu site ganha relevância com os algoritmos. Essa medida é importante para qualquer site, principalmente quando falamos das vendas de produtos específicos, como válvula de retenção.
3. Links amigáveis
Pode parecer que não, mas essa etapa contribui (e muito) com o posicionamento do seu site. Dessa forma, atente-se aos links. Jamais crie páginas como:
- http://www.marketingdigital.com.br/12867andednshuwbdconteudoparaweb
Contudo, é importante substituir por uma maneira mais amigável, atrativa e que seja responsiva. Confira a seguir:
- http://www.marketingdigital.com.br/conteudo-para-web
Com isso, é possível não só conquistar a confiança do Google, mas também a atenção dos usuários.
4. Avalie o design
Certamente um dos maiores desafios para criar um site é pensar em um layout criativo e que chame atenção. Em contrapartida, essa é uma das etapas mais divertidas do serviço e, por isso, é muito mais fácil deixar a sua página visivelmente bonita.
Como citamos anteriormente, é preciso criar o seu site da forma mais clara possível. O Google, por exemplo, oferece apenas um campo em sua página. Ou seja, o ideal é proporcionar apenas o que o usuário está procurando.
Isso vale até para segmentos específicos, como empresas que atuam com a produção de sacola tnt.
5. Mantenha o site atualizado
Por fim, é fundamental manter o seu site atualizado. Afinal, é muito frustrante acessar uma página e notar que as informações são antigas, não é mesmo? Além disso, quando o usuário percebe que o site não recebe atenção, ele desiste.
Portanto, mantenha os conteúdos atualizados, coloque os dados de contato e deixe tudo atualizado: telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, entre outros.
Lembre-se de responder as dúvidas e questionamentos dos usuários, além de oferecer um atendimento personalizado.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.