Adicionando usuário ao Wildfly ou JBoss
O Console ou Management do Wildfly ou JBoss é um recurso poderoso que pode ser utilizado para configurar, efetuar deploy, entre outros da sua aplicação Java.
Para acesso ao Console ou Management do Wildfly ou JBoss é preciso criar um novo usuário, para isso vamos ajuda-lo neste tutorial:
Antes de prosseguir, certifique-se que seu Wildfly ou JBoss foi iniciado.
SSH ou Shell
Efetue o Login a SSH da sua Hospedagem ou Servidor. Caso precise, segue o link de um tutorial para lhe auxiliar a fazer o login: Tutorial como acessar SSH.
Para começar, acesse o diretório bin de seu Wildfly ou JBoss e execute o seguinte comando alterando onde necessário:
Wildfly
sh /home/MEU_USUARIO_DO_FTP/appservers/wildfly-8x/bin/add-user.sh USUARIO SENHA_DESEJADA --silent
JBoss
sh /home/MEU_USUARIO_DO_FTP/appservers/jboss-as-7x/bin/add-user.sh USUARIO SENHA_DESEJADA --silent
Agora você deve reiniciar seu Wildfly ou JBoss, em seguida já pode efetuar o login no Management:
http://meu-dominio:4848/console/index.html
Removendo usuário após acessar o Management
Você pode abrir o arquivo de usuários no FTP (/appservers/wildfly-8x/standalone/configuration/mgmt-users.properties). e remover a entrada do usuário que você deseja excluir.
Por que utilizar o Management?
Acessar o WildFly e JBoss através da interface de gerenciamento é crucial para a administração eficiente de suas aplicações e recursos. Ambos os servidores de aplicação oferecem uma interface gráfica acessível via navegador, permitindo aos administradores monitorar e gerenciar o desempenho e a configuração do servidor de forma intuitiva.
No WildFly e JBoss, o gerenciamento via interface web facilita tarefas como a configuração de datasources, a implantação de aplicativos, a configuração de clusters, e a visualização de logs e métricas de desempenho. Essa interface também permite gerenciar usuários e permissões, configurar recursos de segurança e ajustar as propriedades do servidor em tempo real.
Ao utilizar o console de gerenciamento, os administradores podem realizar configurações complexas com menos propensão a erros e com maior eficiência, garantindo que o ambiente de execução esteja otimizado e funcionando conforme esperado.