Não é nenhuma novidade que, os últimos acontecimentos, estão causando fortes impactos em empreendimentos dos mais variados segmentos comerciais no país — principalmente os de pequeno porte. Por isso, fica o questionamento: como aumentar as vendas nesse cenário? Para evitar fechar as portas é imprescindível que as pequenas empresas saibam se adequar ao perfil do consumidor moderno e tenham uma perspectiva mais competitiva e visionária do mercado.

Entre os maiores desafios que os empreendedores de pequeno porte têm encarado todos os dias é possível citar a atração e retenção de profissionais talentosos, manter os funcionários motivados, lidar com a alta carga tributária e também manter os preços dos serviços e produtos competitivos sem comprometer a rentabilidade do negócio. A partir disso, podemos afirmar que o caminho mais seguro para garantir o crescimento é otimizar a receita da empresa

Por isso, no artigo de hoje mostraremos 3 dicas de como fazer isso. Continue a leitura para conferir!

1. Invista em marketing digital para alavancar as vendas

Quando a maioria das pessoas se depara com uma dúvida ou problema é cada vez mais comum que elas busquem por respostas ou soluções na Internet, não é verdade? Isso significa que investir em marketing digital é a melhor estratégia para garantir uma posição de destaque para o seu negócio e tornar a empresa conhecida tanto no âmbito digital quanto no físico.

Por isso, fortaleça a sua presença on-line e proporcione conteúdo de valor e utilidade para os clientes potenciais. Dê dicas relevantes e apresente conteúdo relevante — como apresentar novidades sobre o mercado, por exemplo — para aumentar o tráfego do seu blog e atrair cada vez mais usuários.

arquivo em nuvem banner

2. Crie promoções

Promoções são, basicamente, abates no preço original de um produto ou serviço para torná-lo mais atrativo aos consumidores. O objetivo de uma promoção pode ser:

  • liquidar um estoque antigo para abrir espaço para novas mercadorias;
  • aumentar as vendas e elevar o capital de giro de uma maneira mais ágil;
  • otimizar o índice de satisfação dos clientes com o intuito de fidelizá-los à marca;
  • melhorar a participação da empresa no mercado em que ela atua.

O fato é que os descontos são capazes de trazer mais clientes para o negócio e garantir um aumento satisfatório no número de vendas realizadas, ainda que a margem de lucro individual seja um pouco menor.

3. Otimize seu relacionamento com o consumidor

Pequenas empresas têm um desafio em comum: a participação em um mercado altamente competitivo. Afinal, os concorrentes de uma empresa de pequeno porte podem estar focados não apenas em um único bairro, mas na cidade inteira. Devido a esse fato, micro e pequenos empreendimentos precisam investir em seus diferenciais competitivos para melhorar as suas táticas sobre como aumentar as vendas.

Neste caso, podemos afirmar que a construção do relacionamento com o cliente é um passo grande e importante. O consumidor moderno valoriza a experiência de compra como um todo, desde o momento em que entra em contato com a empresa (principalmente via Whatsapp ou telefone) — e passa pelo ato de negociação — até o seu relacionamento com a marca posteriormente à compra — o pós-venda.

Portanto, conheça os seus clientes, demonstre interesse em seus problemas e ofereça seus serviços e produtos em forma de soluções. Além disso, invista nas habilidades e qualificações dos seus colaboradores para que eles sejam capazes de proporcionar um atendimento eficiente e de qualidade.

Como você pode conferir neste artigo, a chave para aumentar as vendas e garantir um bom faturamento para pequenas empresas envolve ter a mente aberta às novas tendências tecnológicas como o marketing digital, saber o momento certo para utilizar estratégias promocionais e criar vínculos fortes e duradouros com seus clientes.

Agora que você conhece os principais segredos para aumentar as vendas em tempos de crise, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a mais conteúdos exclusivos sempre que eles forem postados! Estamos no FacebookInstagramLinkedin e no Twitter.

autor leandro

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#consumidor
#empresa
#experiência
#experiência de compra
#marketing
#marketing digital
#receita
#vendas

Confira posts relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter

Brasil Cloud Nuvem Corporativa