As redes sociais são canais de comunicação, interação e divulgação valiosos para o mundo corporativo. Afinal, as plataformas estão cada vez mais presentes na vida da população, bem como nas formas de estabelecer contato e na socialização com amigos e familiares.

Para se ter ideia, de acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, hoje metade da população mundial está nas redes sociais. O levantamento apontou que são mais de 3,5 bilhões de pessoas com cadastros em alguma plataforma digital.

Nesse sentido, marcar presença nas redes sociais é fundamental, uma vez que funcionam como um meio para promover o relacionamento. Vale ressaltar que os consumidores estão cada vez mais exigentes e, assim, destacam-se as marcas acessíveis ao público.

Pensando na importância das redes sociais na sociedade de consumo, preparamos este post. Nele, você encontrará 4 maneiras simples de usar as redes sociais na sua empresa. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Defina o público-alvo

Antes de mais nada, é preciso definir o seu público-alvo. Essa etapa é fundamental e não deve ser negligenciada, pois só assim é possível elaborar ações de divulgação e alcance de forma assertiva. Isso vale até para nichos limitados, como empresas de eletroerosão a fio.

Dessa forma, ao definir o seu público alvo e a persona do seu negócio, você pode realizar uma pesquisa específica sobre as redes sociais utilizadas por eles, quais são os métodos mais atrativos, o tipo de abordagem necessária nos conteúdos, entre outros.

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2. Fique atento

Pode parecer que não, mas o uso das redes sociais nas empresas como um canal de comunicação demanda tempo, atenção e muita determinação. O principal benefício é a aproximação e a melhora de relacionamento com o público.

Por essa razão, as redes sociais fornecem recursos para facilitar a comunicação entre consumidores e marcas. No entanto, para isso, é preciso ficar atento aos questionamentos e no tempo de resposta.

Aliás, é importante mencionar que qualquer dúvida é bem-vinda, mesmo aquelas que abrangem funções específicas, como a taxa de entrega de gôndolas para loja.

Outra forma bem interessante de estabelecer contato com os usuários é por meio dos comentários. Mesmo que não seja uma pergunta, é importante respondê-los e, assim, mostrar que a sua marca valoriza a interação dos usuários.

3. Forneça informações

Outro ponto que não deve ser negligenciado é a disponibilização de informações. Ao utilizar uma rede social para divulgar o seu produto ou serviço, é preciso falar sobre a função dele, como funciona, a localização da empresa, entre outros dados.

Além disso, se houver um canal de comunicação específico, como telefone e e-mail, fornecê-los pode facilitar muito o seu trabalho e a troca de mensagens. Ou seja, é preciso responder as dúvidas do seu público sem que ele precise questioná-lo.

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4. Ofereça uma boa experiência

É importante também gerenciar as plataformas. Criar uma série de perfis porque é algo que “está na moda” não é nada interessante. Portanto, cuide dos clientes, responda dúvidas sobre válvula de retenção, por exemplo, e ofereça uma boa experiência de navegação.

Lembre-se de manter as suas páginas atualizadas. A maioria das redes aceita a aplicação de imagens e vídeos, algumas, portanto, são apenas para isso. Sendo assim, publique fotos dos seus produtos e faça com que elas sejam atrativas.

Por fim, não se esqueça de avaliar os resultados obtidos com as redes sociais. De nada adianta investir tempo e dinheiro se não houver uma análise criteriosa dos resultados!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais.‌

Publicado por:

Erasmo Magalhães

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