O Duplo fator no e-mail profissional é uma camada extra de proteção na sua conta de e-mail, ela evita que outras pessoas acessem seu e-mail em um possível vazamento da sua senha.

duplo fator

2FA ou autenticação de dois fatores ou duplo fator, originado do inglês “two-factor authentication“, o recurso insere uma nova etapa, uma segunda verificação de identidade na hora de fazer o login. Se a pessoa não tiver acesso a segunda parte ele não tem acesso ao e-mail, impossibilitando acesso de terceiros a sua conta. A funcionalidade não está presente somente no e-mail corporativo da BrasilCloud, mas também em vários apps e sites pela web. Você mesmo já deve ter algum ai no seu celular, Instagram, Amazon, Facebook e Mercado Livre são alguns dos sites e serviços que tem 2FA.

duplo fator

Como funciona 2FA

Cada plataforma oferece diferentes métodos de de duplo fator, que podem ser desde envio de código pelo SMS, dispositivos de token, biometria, outra senha, etc. Dentre elas nós utilizamos qualquer app que consiga fazer leitura QR. Alguns programas como AuthyGoogle Authenticator, eles vão gerar uma sequência numérica .

Essa sequência vai mudar em um determinado tempo, então ela nunca vai ser a mesma sequência, assim somente você, conseguira ter acesso a senha e consequentemente acesso ao seu e-mail.

google authenticator

Motivos para ativar o duplo fator 

O duplo fator previne que seu e-mail possa ser acessado por pessoas mal intencionadas ou mesmo hackers e essa experiência não seria nada boa, correto?

Certamente, você não quer o seu e-mail profissional nas mãos de alguém, alguém que apenas com um simples click de mouse, pode vazar suas informações profissionais, conversar importantes, informações preciosas da sua empresa, quanta dor de cabeça não é mesmo? Ter mais que sua senha vazada e ter suas informações vazadas.

Simples assim, com o duplo fator você acaba com isso, evita uma dor de cabeça apenas habilitando essa funcionalidade que pode te salvar um dia.

Publicado por:

Leandro Magalhães

Compartilhe:

Tags:

Confira posts relacionados