O que é um Data Center
Antes de tudo, Data Center também conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD), é uma instalação que pode ser física ou um Data Center Virtual. Geralmente empresas utilizam para armazenar aplicações e informações importantes. Nesse sentido, o CPD inclui servidores, processamento de dados, dispositivos de seguranças e entre outros.
O Data Center fica alocado em um lugar único, onde deve ter temperaturas controladas e verificações físicas constantes para garantir que não tenha problemas. Do mesmo modo, o seu local quase sempre é estudado para facilitar a manutenção em diversos aspectos físicos ou de energia.
Os custos para manter esse CPD não são dos mais agradáveis, pois é necessário energia constante para que o data center não pare de funcionar. Além da necessidade de manter a temperatura para não causar problemas no equipamento.
SAIBA MAIS – QUAL TEMPO DE IMPLANTAÇÃO DE UM DATA CENTER VIRTUAL?
Data Center Virtual
O conceito do data center virtual é o mesmo do local, no entanto o processo ocorre de forma virtual e toda infraestrutura de TI, incluindo recursos adicionais para operacionais no sistema são virtuais também.
Do mesmo modo, a utilização é mais simples, há diversos softwares que facilitam o acesso e controle desses data center simulando um procedimento local.
Vantagens do Data Center Virtual
1. Custos
Não precisa mais gastar dinheiro com manutenção para funcionar o data center, isto é, custos de energia e entre outros serão mais baratos pelos recursos.
Assim a empresa tem a preocupação de pagar somente para a alocação do data center na nuvem, desta forma não há gastos extremos para manter o ambiente onde está o serviço.
2. Segurança
Como a alocação dos dados é virtual há políticas de segurança e aplicações sendo melhorada a todo momento. Nesse sentido consegue garantir um ambiente mais seguro.
Outro tema em questão seria a difícil invasão, pois a segurança é fundamental para o data center e o acesso por terceiros se tornam difíceis ao máximo. Além da segurança estar sempre renovando.
3. Acesso
Uma das principais vantagens é conseguir o acesso de qualquer lugar. Como resultado, não é restrito somente a uma máquina e o acesso pode ser por notebook, computadores e entre outros dispositivos.
Dessa forma, dependendo do tipo do data center, a interface de controle nem sempre é por linhas de comandos, muitas vezes consegue o acesso por telas interativas para melhor gerenciamento .
4. Desempenho
O desempenho do seu serviço funciona 24 horas sem o risco de parada por desastres e incidentes. Além disso, o data center conta com redundâncias de chamadas de conexão para melhorar e ser mais rápido.
Assim, como a configuração é especial para uma máquina não há problemas de travamento e lentidão por conta de hardwares super aquecidos ou algo relacionado.
5. Funcionamento
O serviço funciona direto sem paradas, dessa forma pode acessar em qualquer horário independente da necessidade de quem esteja acessando.
Logo, como funciona de forma constante permite alterações e atualizações de aplicações sem a limitação de horários e tempo.
6. Manutenção
Em suma, em questão de manutenção o CPD virtual é excelente em comparação com o local.
Caso precisar de liberar ou diminuir de espaço basta alterar nas configurações que já vai mudar direto no data center.