Muitos empreendedores possuem receio de investir em marketing digital por não saberem como iniciar o desenvolvimento de uma estratégia eficaz para sua empresa. Esse fato se torna mais recorrente em PME (Pequenas e Médias Empresas). Dessa forma, orçamentos apertados e a falta de mão de obra especializada são fatores que contribuem para esse cenário. Contudo, em um mercado cada vez mais competitivo, o marketing digital já se tornou uma realidade e é impensável que sua marca não esteja presente no mundo online. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como começar a trabalhar com marketing digital para PME. Quer saber mais? Fique com a gente!
1. Crie um site
Em nosso lugar de consumidor, uma das primeiras coisas que fazemos quando buscamos por algum produto ou serviço é procurar o site da empresa na internet. Dessa forma, o primeiro passa a ser seguido é construir um bom site para sua empresa. Mas lembre-se: um bom site não se resume a um layout atraente. Ele precisa ser, acima de tudo, funcional! Preste atenção especialmente em três pontos principais: passar a mensagem de sua empresa de forma clara e objetiva, apresentar uma boa experiência de navegação para seus usuários e, além disso, ter conteúdo relevante para seus leads e clientes. Uma dica importante é ter um domínio empresarial. Domínios com terminações de diferentes instituições são vistos como pouco profissionais e sugerem a imagem de uma empresa com baixa credibilidade no mercado.
2. Seja ativo nas redes sociais
Por isso, cada vez mais, vemos empresas utilizando as redes sociais para disseminar conteúdo relevante e realizando campanhas de marketing digital com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca. Para ter uma estratégia de marketing digital para PME eficiente é fundamental utilizar essas ferramentas. Trace os objetivos a serem alcançados, desenvolva um plano de comunicação e utilize as redes sociais que mais se adaptem às metas que foram estipuladas. As redes sociais também têm sido muito utilizadas como SAC por diversas empresas PME. Essa pode ser uma ótima opção para manter um contato mais direto com o seu público, possibilitando um atendimento de qualidade na venda e no pós-venda.
3. Use Inbound Marketing como estratégia para PME
Portanto, um complemento poderoso para o seu site e suas redes sociais é o blog. Através dele sua empresa terá a capacidade de divulgar conteúdos relevantes, como posts e e-books. Essa estratégia de marketing se chama Inbound Marketing e possui como finalidade nutrir e educar leads e clientes; não se preocupando somente em realizar uma venda, mas sim, construir um elo afetivo entre o público e a marca, conquistando um cliente fiel.
Além do blog, esse conteúdo pode ser difundido por e-mail marketing, o que possibilita que a empresa colha dados e cada vez mais conheça o seu público e o processo de compra. Informações como essas são utilizadas como forma de feedback para, por conseguinte, transformar as estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas cada vez mais segmentadas e eficientes. Aumentando o seu lucro e reduzindo consideravelmente os custos ao melhorar processos e direcionar as campanhas para quem realmente já demonstrou interesse em seus produtos e serviços.
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