Como todos já sabemos que os cybers ataques estão cada vez mais aumentando e mais sofisticados. Em resumo, fizemos um post em nosso blog que lhe dá algumas dicas de como manter seu e-mail mais seguro com as soluções da Brasil Cloud.

Por que é necessário a proteção do seu ambiente?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela ESET Security Report 2022, somente no primeiro semestre de 2022 os ataques digitais aumentaram cerca de 230 %. Portanto, você deve ser preocupar e fazer um alinhamento com sua equipe para evitar passar por este problema.

Veja o Painel do Proemail:

Como manter seu e-mail mais seguro:

Colocamos abaixo algumas dicas para você repassar a sua empresa no intuito de dificultar e proteger o ambiente de trabalho da empresa. Nesse sentido, segue abaixo algumas dicas que são essenciais para evitar vulnerabilidade…

1 – Utilize Senhas Seguras.

Senhas fortes são essenciais para a segurança online. Uma senha forte deve conter uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar informações pessoais, como datas de nascimento, nomes de familiares ou informações de contato. Além disso, é importante não reutilizar senhas em diferentes contas, pois isso aumenta o risco de que um invasor tenha acesso a várias de suas contas se uma delas for comprometida.

Certamente é importante lembrar de alterar suas senhas regularmente e use um gerenciador de senhas seguro para ajudar a lembrá-las.

Como manter seu e-mail mais seguro

2 – Duplo Fator de Autenticação.

A autenticação de dois fatores (também conhecida como 2FA) é uma técnica de segurança que adiciona uma camada extra de proteção às suas contas de e-mail. Em resumo, com a autenticação de dois fatores habilitada, além de inserir sua senha, você precisará fornecer um código de segurança adicional para acessar sua conta.

Esse código de segurança pode ser enviado para o seu celular via SMS, gerado por um aplicativo de autenticação ou fornecido por um token físico. Essa medida de segurança adicional é importante porque torna muito mais difícil para hackers e outras pessoas mal-intencionadas acessarem sua conta de e-mail, mesmo que eles tenham conseguido descobrir sua senha.

3 – Habilitar IP dedicado de acesso ao e-mail.

Se na sua empresa possui uma internet com IP Dedicado provavelmente terá um IP exclusivo que somente sua empresa utiliza. Nesse sentido, você pode permitir que exclusivamente este IP acesse as contas de e-mails de sua empresa. Gerando maior segurança e diminuindo drasticamente qualquer tentativa de vazamento de dados.

Para habilitar o IP fixo para acessar sua caixas de e-mail é bem simples e fácil:

Basta apenas logar no Painel do Pro E-mail, listas as contas de e-mails e clicar em EDITAR na conta de e-mail que você deseja restringir o acesso:

habilitando o IP para acessar a conta de e-mail no pro email

Logo após informe o IP de acesso da sua rede na seção IP(s) Permitidos:

habilitando o IP para acessar a conta de e-mail no pro email

Logo após só clicar no Botão Editar Conta para Salvar.

Pronto, sua conta de e-mail agora conta com uma poderosa regra extra de segurança que somente que estiver acessando a internet fixa da empresa pode acessar a conta.

Com isso, você corta os acessos externos deixando uma camada extra de proteção.

4 – Habilitar Horário de Funcionamento do e-mail

Nessa função você consegue habilitar em cada conta de e-mail (individualmente) qual o horário ela poderá funcionar. Esse recurso é muito poderoso pois além de evitar acessos em horários indevidos, ele elimina um Passivo Trabalhista na gestão da sua empresa.

Hoje é muito comum, funcionários de má fé acessarem o e-mail da empresa após o horário de expediente, para poder pedir reclamações de Horas Extras perante a Justiça do Trabalho. Como o e-mail é prova jurídica, o colaborador ganha facilmente essas ações mesmo não realizando as horas extras.

Para habilitar esse recurso exclusivo também é muito fácil, basta apenas ir no Painel do Pro E-mail e acessar o menu Acesso Por Horário e criar o Perfil de acesso:

horário de acesso pro email

Logo após, basta apenas habilitar o acesso diretamente na conta de e-mail e salvar:

Desse modo, você elimina um Passivo trabalhista e também o perigo de uma invasão fora dos horários que a empresa esteja trabalhando.

5 – Retirar a opção de IMAP e POP

Caso sua empresa acesse o e-mail somente pelo webmail, uma boa opção para você marcar é esta de retirar o IMAP e POP3. Nesse sentido, você desabilita Outlook, thunbird, smartphones e outros tipos de gerenciadores de e-mails.

Para habilitar esse recurso é também na mesma tela do painel:

Recursos exclusivos de como manter seu e-mail mais seguro

Todos esses recursos são Exclusivos do Pro e-mail, o E-mail Corporativo da Brasil Cloud, caso sua empresa não tenha esses recursos, faça um teste de nossa solução sem compromisso.

Conclusão

Colocamos algumas dicas acima que irá ajudar a evitar invasões e golpes, porém é essencial que seu ambiente (internet e computadores) esteja protegido. Em resumo, sempre use antivírus, computadores com licenças originais, internet com senhas fortes e protegidas entre outros fatores que contribuem para maior segurança digital do seu negócio.

Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

Erasmo MAgalhães

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#dicas
#e-mails profissionais
#proteger e-mails
#segurança digital

Confira posts relacionados