Com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais evidente a necessidade de proteger dados dentro de uma empresa. Uma solução que vem surgindo e ganhando cada vez mais adeptos perante os Gestores de T.I. é uma retenção do backup da empresa em outro ambiente. Visando essa tendencia, elaboramos um post especial sobre as vantagens e desvantagens do Cloud Backup na gestão de T.I. para Empresas.

Já pensou o que aconteceria se você perdesse informações necessárias para o seu negócio? Em uma era em que dados são um dos bens mais valiosos de uma instituição, isso poderia acarretar grandes prejuízos, muitas vezes até irreversíveis. É aí que entra o Backup, uma das principais maneiras de garantir a segurança de dados de uma empresa.

O que é Backup?

O Backup, também conhecido como cópia de segurança, nada mais é do que uma cópia de dados que fica armazenada em um local secundário. Sua função é garantir que caso ocorra alguma falha ou invasão no sistema original que ocasione a perda, sequestro ou destruição de informações, exista uma reserva desses dados pronta para ser acessada, em um processo que chamamos de recuperação.

O Backup pode ser feito através de dispositivos físicos, como pen drives, CD’s e até fitas magnéticas. Esse é o chamado Backup Local. Existe também o Cloud Backup, que é uma solução de armazenamento seguro em nuvem que faz a sincronização/cópias dos dados locais da empresa em outro Data Center (redundância geográfica dos dados) de alta segurança, a solução é fácil de ser implantada e muito barata de ser implantada, pois, não requer o alto custo de instalação, compra e manutenção de equipamentos físicos e podem ser acessados remotamente.

Nesse artigo, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens do Cloud Backup.

Vantagens do Cloud Backup

1. Escalabilidade

No tipo de serviço em nuvem, o usuário sempre terá os serviços computacionais à disposição, pagando somente pelo tempo ou espaço do servidor que usar, tanto em casos de Upgrade (crescimento da demanda) assim como pagar menos em caso de Downgrade (queda de demanda).

Isso significa que não é preciso adquirir novos equipamentos para aumentar o espaço, com apenas clicks de mouse você pode alterar (crescer ou diminuir) a demanda do seu ambiente, sem multas e pegadinhas de contrato.

2. Segurança do Backup

Uma das principais vantagens do Cloud Backup é a segurança. Nele, o risco de pane, acidente ou roubo de equipamentos não existe, já que as informações são armazenadas em nuvem e não em servidores físicos.

Recursos exclusivos como o Backup Imutável, garante que mesmo em uma tentativa de sabotagem, ataque Hacker ou exclusão acidental, o backup armazenado na nuvem jamais seja alterado.

Além disso, os serviços em nuvem possuem protocolos de segurança de dados (auditoria e logs) altamente rigorosos, respeitando as diretrizes de LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

3. Automação

Os serviços de Backup em Nuvem oferecem ferramentas automáticas com possibilidade de ajustar rotinas de Backup e outras configurações personalizadas. Além disso, o painel é bastante intuitivo e de fácil manuseio. Isso torna o processo de configuração mais ágil e prático, resultando em um ganho de produtividade.

Banner - tipos de backup

4. Acesso remoto

Ao contrário do Backup Local, com o armazenamento dos dados em nuvem é possível acessá-los de qualquer lugar, basta ter conexão à internet e acessar o painel com a chave de segurança. Fato esse que torna o serviço mais acessível.

5. Proteção Anti-Ransomware

Uma solução completo em Cyber Segurança, que conta com o recurso ativo de Proteção Anti-Ransomware, que identifica em tempo real quando uma tentativa de ataque Ransomware ocorre nos servidores que tem o agente de cloud Backup Instalado.

Evitando que o Backup seja infectado ou corrompido pelo ataque eminente.

Desvantagens do Cloud Backup

1. Negligência dos usuários

A solução de Backup em Nuvem oferece diversas camadas de segurança para garantir a integridade das informações. Contudo, de nada adianta ter protocolos de proteção vigorosos se o usuário não seguir os requisitos básicos de segurança.

Desta forma, a empresa ter uma Politica de Privacidade e Segurança da Informação, uma Politica de troca de senhas, adoção de Anti-vírus, ser cuidadoso com links suspeitos, usar autenticação de dois fatores, uso de VPN e Firewall, são alguns dos cuidados essenciais que o usuário deve ter para evitar qualquer problema.

erro humano

Esse meme, define muito bem o ambiente de segurança muito comum nas empresas… Temos alto investimento em equipamentos e software de Cyber segurunça, porém, baixo investimento em instruir as pessoas da corporação sobre a importância da segurança.

2. Tempo de inatividade

No Backup em Nuvem, não há riscos de inatividade devido a falhas físicas, porém se a conexão com a internet cair, não é possível acessar os dados do servidor do Backup, o que prejudica o andamento do serviço.

05 anos atras, esse era um grande impeditivo da implantação de uma solução de Backup em Nuvem, mas, atualmente, as conexões de fibra estão bem estáveis e disponíveis a praticamente qualquer lugar do Brasil. Tornando-se um dos grandes fatores que permite que a solução seja implantada em diversas empresas.

3. Tempo para baixar grandes volumes

Visto que o Backup em Nuvem depende de uma conexão à internet, pode levar mais tempo para baixar um Backup de grande volume de arquivos.

Além disso, na primeira vez em que configurado, o seu dispositivo irá levar um tempo até que sincronize na nuvem, pois a ferramenta valida cada um dos arquivos, verifica se estão seguros de vírus e faz também a criptografia dos dados.

4. Tipo de contrato

Como já vimos anteriormente, o serviço de Cloud Backup oferece grande escalabilidade, no entanto é necessário ter cuidado e examinar de perto a política do provedor de nuvem.

Dessa forma, é importante se assegurar de que você não perca dados quando o contrato termina. Certifique-se de confirmar quanto tempo o provedor de nuvem manterá seus dados após um possível cancelamento do contrato.

Conclusão sobre as vantagens e desvantagens do Cloud Backup:

Quando falamos de Backup, tem sempre uma frase que é muito repetida entre os Analistas de Backup:

“Se você tem uma retenção de backup, você não tem nenhum backup…. Se você tem duas retenções de backup, você tem um backup… Se você tem três retenções de backup, você tem dois backups… ”

Esse termo é interessante pois é o popular “O seguro morreu de velho”.

Devemos levar em consideração que uma copia de backup pode falhar, desta forma, quando mais copias e retenções tiver mais seguro será. Por isso o recomendado é ter uma politica com diversas retenções e locais de armazenamento do Backup – o BACKUP HIBRIDO, afinal, não espere precisar de um Backup para saber Quanto Custa seu Backup.

Agora que você viu as vantagens e desvantagens do Cloud Backup, é importante ressaltar que o Backup é uma ferramenta indispensável para empresas, ao passo que todo cuidado é pouco em relação a proteção de informações.

Enfim, se você deseja uma solução para sua empresa ter sempre uma réplica fiel de todos os dados, com o nosso Backup em Nuvem, você garante a continuidade dos dados e arquivos a qualquer instante. Assim, com nossa solução sua empresa cria Políticas de Backup de forma automatizada, mantendo diversas cópias do seu Backup em mais de 1 único local.

Além disso, seus dados estarão protegidos contra invasores. Clique aqui para saber mais sobre nosso serviço de Cloud Backup.

Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

assinatura leandro

Publicado por:

Leandro Magalhães

Compartilhe:

Tags:

Confira posts relacionados