Este assunto é muito importante para você entender como estão sendo salvas os seus e-mails. Em resumo, hoje em nosso blog vamos lhe mostrar a diferença entre POP e IMAP.

diferença entre pop e imap

O que é POP e IMAP?

Se você utiliza ou está configurando agora seu e-mail, já viu estes dois termos correto? Nesse sentido, vamos lhe mostrar o que é e quais as principais vantagens e desvantagens de cada modelo.

Os dois: POP (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Access Protocol) são dois protocolos diferentes usados para acessar e gerenciar e-mails em um servidor de email. Nesse sentido, ambos têm o objetivo de permitir que você receba e-mails em seu cliente de email, como o Outlook, Thunderbird ou o aplicativo de email do seu smartphone.

As principais diferença entre POP e IMAP

Diferenças em relação ao Armazenamento de Mensagens:

  • POP: O POP geralmente faz o download dos e-mails do servidor para o seu dispositivo e, por padrão, remove as mensagens do servidor depois que você as baixa. Portanto, significa que as mensagens ficam armazenadas localmente em seu dispositivo, e você não as acessa mais a partir de outros dispositivos ou clientes de email.
  • IMAP: O IMAP mantém as mensagens no servidor e permite que você as organize, marque como lidas/não lidas, exclua e acesse a mesma caixa de entrada de vários dispositivos. Em resumo, as mensagens são sincronizadas entre o servidor e todos os seus dispositivos, mantendo uma única visão das mensagens.

Uso de Espaço em Disco:

  • POP: Como as mensagens são geralmente baixadas e armazenadas localmente, isso pode ocupar espaço em disco em seu dispositivo (no seu computador).
  • IMAP: Como as mensagens são armazenadas no servidor, o IMAP não usa tanto espaço em disco em seus dispositivos. Certamente isso irá exigir mais espaço no servidor, dependendo da quantidade de e-mails e anexos que você mantém.

Conexão com o Servidor:

  • POP: A conexão com o servidor POP é geralmente uma conexão de curta duração usada apenas para baixar mensagens. Nesse sentido, após realizar o download, a conexão é encerrada.
  • IMAP: O IMAP mantém uma conexão ativa com o servidor durante a sessão de email. Certamente, isso permite que você veja em tempo real as mudanças feitas em seus e-mails de qualquer dispositivo.

VEJA TAMBÉM: Como o E-mail Corporativo transforma a gestão da sua Empresa

Conclusão sobre a diferença entre POP e IMAP:

Em resumo, a escolha entre POP e IMAP depende de suas preferências e necessidades específicas. Se você precisa acessar seus e-mails de vários dispositivos e deseja manter suas mensagens organizadas e sincronizadas em todos eles, o IMAP é a escolha mais apropriada.

Certamente, se você prefere baixar e armazenar seus e-mails localmente e não se importa com a sincronização entre dispositivos, o POP pode ser adequado. No entanto, a tendência moderna é usar o IMAP devido à sua flexibilidade e capacidade de manter seus e-mails acessíveis em qualquer lugar.

Erasmo MAgalhães

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#diferença entre pop e imap
#IMAP
#pop
#SMTP

Confira posts relacionados