Como Funciona o Streaming de Áudio?
O Streaming de Áudio é a transferência de áudio ou vídeo via Internet. Para isso é necessário instalar o software que captura o áudio da sua mesa de som, codifica e envia o sinal de sua rádio para um servidor na Internet.
Você pode fazer o servidor em seu próprio computador, porém não terá capacidade para muitos ouvintes e o sinal terá falhas devido a falta de banda necessária para gerar o Streaming com qualidade. Por isso, existem os provedores de Streaming como a Brasil Stream, que com grande largura de banda podem garantir grande número de ouvintes para sua Rádio AM ou FM. A Brasil Streaming é uma das empresas do Grupo Brasil Cloud.
Clique aqui e conheça o Streaming da Brasil Stream
Vídeo Brasil Stream – Streaming de Áudio
Tipos e Formatos de Streaming de Áudio
Existem diversos formatos, os mais utilizados são o Windows Média e o MP3. Dentre eles, o AACPLUS é o melhor sistema e quem já usa o sistema operacional Windows 7 poderá escutar rádios com essa tecnologia com qualidade digital. Sendo assim, abaixo apresentaremos alguns formatos:
MP3
O MP3 é um dos formatos mais popular da Internet. Foi criado pelo laboratório do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, em 1987. Um grupo de pesquisadores desenvolveu um algoritmo para compressão de áudio chamado Eureka-EU 147. Ou seja, foi o ponto zero do MP3. Um ano mais tarde, foi criado o Moving Pictures Experts Group (MPEG), que possibilitou ao grupo de Fraunhofer trabalhar em conjunto com a International Standards Organization (ISO), entidade responsável pelos padrões de qualidade industriais seguidos em todo o mundo.
Assim, diversas tecnologias para codificação de áudio e vídeo foram criadas com base no MPEG. Dntre essas criações, estava o MPEG Áudio Layer 3, o popular MP3. Nesse formato é possível enviar som pela Internet com qualidade que vai do rádio AM até o Digital. Além disso, outra vantagem do MP3, é que todos os tipos de players instalados no computador do internauta poderão escutar o som de sua emissora.
Entretanto, o único inconveniente é que as versões antigas do Média Player, abaixo da versão 7.0 não conseguem reproduzir o Streaming. Sendo assim, como hoje poucos internautas possuem versões antigas do média player, menos de 10%, o MP3 segue sendo o padrão mais adequado para a maioria das emissoras de rádio.
MP3 PRO
O MP3 PRO é uma nova tecnologia que surgiu para brigar com WMA (Microsoft). Isto é, este novo formato permite reduzir a velocidade de Streaming e melhorar a qualidade em ate 33%, sendo que isso transforma a qualidade sonora em superior ao antigo MP3.
Por isso, tudo indicava quando surgiu o formato em 2001, que o MP3 PRO chegaria para ficar, pois não possuía nenhum concorrente a altura. Sua emissora operando na Internet em Mp3 PRO com 32 kbps terá som superior ao do rádio FM, podendo ser comparado a qualidade de CD.
Contudo, a desvantagem do MP3PRO é que para o internauta escutar o som com melhor definição precisa instalar o plugin Mp3Pro no seu player, para Winamp ou Média Player.
E se o ouvinte não instalar o plugin? Neste caso o internauta não deixa de escutar o som de sua emissora, mas vai escutar com a qualidade do MP3 normal. Além disso, outra desvantagem do MP3PRO é que existe apenas um software que faz a codificação do Streaming para o PRO, o Simplecast, que é um software pago e custa mais de U$ 100,00 (cem dólares).
WMA – Windows Media Audio
Refere-se a um formato produzido pela Microsoft que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player.
Entretanto, pode ser reproduzido pelo Winamp e outros reprodutores de áudio, com exceção do iTunes, que oferece serviço de codificação de WMA ao AAC. Oferece qualidade de áudio superior ao MP3 para Streaming. Além de ter uma tamanho levemente reduzido em relação a uma música no formato MP3.
O primeiro codec WMA era baseado no trabalho anterior de Henrique Malvar e de sua equipe. A tecnologia foi transferida para a equipe do Windows Media Team da Microsoft.
ACCPLUS
Podemos dizer que o AACPLUS é a revolução do Streaming na Internet. A qualidade de som é insuperável, com apenas 32 kbps é possível escutar um som de alta fidelidade com separação em estéreo perfeita. Se você é conhecedor de tecnologias para rádios vai entender bem o que estamos explicando aqui.
O AACPLUS é produzido pela ORBAN, uma das empresas líderes no mundo em processadores de áudio para emissoras de rádio. Toda rádio que opera em AM ou FM possui um diferencial em relação as suas concorrentes na qualidade de som. E isso não é diferente na Internet.
O AACPLUS possui um equalizador interno paramétrico que faz uma diferença muito grande na qualidade do áudio gerado via web. O Som em HD do AACPLUS foi inserido apenas no atual sistema operacional da Microsoft, o Windows 7.
A emissora que estiver operando no formato AACPLUS poderá ser escutada no Média Player apenas para os ouvintes que já possuem o Windows 7 instalado no computador. Ou então, com a instalação de um plugin para os demais sistemas operacionais.
Fonte: O radio