Muito se tem falado sobre a importância do marketing de relacionamento atualmente. Afinal, trata-se de uma prática que visa não só construir uma relação positiva entre consumidor e marca, mas também disseminá-la fortemente no mercado.

Para simplificar, o marketing de relacionamento é o conjunto de estratégias realizadas por uma empresa para criar uma relação positiva com todo o seu ecossistema. Mas não apenas com clientes. Como também com sócios, fornecedores e colaboradores.

Além disso, o marketing de relacionamento tem como objetivo reduzir os custos de aquisição de clientes, também conhecido como CAC. Com isso, a aproximação visa solucionar as dores do consumidor. Bem como, oferecer um atendimento personalizado.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 maneiras simples de aplicar o marketing de relacionamento na prática. Neste post, você verá que nunca foi tão fácil construir uma relação positiva com o público-alvo da sua marca. Boa leitura!

1. Interaja nas redes sociais

O primeiro passo para aplicar uma estratégia de marketing de relacionamento é interagir com os consumidores. E isso certamente poderá ser feito com o auxílio das redes sociais.

Sendo assim, compartilhe conteúdos informativos e relevantes. Que eduquem e estimulem a interação dos usuários. Além disso, mantenha consistência nas publicações. Uma vez que os usuários só permanecerão assim na sua página.

Vale ressaltar a importância de sanar dúvidas, responder questionamentos e interagir com os usuários. Seja por meio de grupos e fóruns de discussões. Isso em qualquer nicho, como quiosque de madeira.

2. Não esqueça de datas importantes

Lembrar de datas importantes é uma ótima maneira de mostrar que a sua marca valoriza o consumidor. Ou seja, você acaba mostrando que não se interessa apenas pelo potencial de compra dela.

Para isso, envie um e-mail de aniversário simpático, cumprimento o cliente (ou até mesmo oferecendo um desconto). Essa é uma opção bem interessante para alinhar suas estratégias e ações de relacionamento.

Mas para não perder tempo preparando os e-mails, conte com um software de disparos para automatizar a atividade e ‘’liberar’’ os colaboradores para atividades estratégicas, como aluguel gerador de energia.

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3. Ofereça um bom atendimento

Embora pareça óbvio, oferecer um atendimento de qualidade é um requisito básico para que o cliente volte a comprar com a empresa. Aliás, essa é uma etapa fundamental para que o público seja fiel a sua marca.

Sendo assim, ofereça um atendimento personalizado. Mostre-se acessível e disponível para sanar dúvidas e questionamentos. Lembre-se de oferecer respostas imediatas. Bem como, soluções assertivas para os consumidores, como relé de proteção.

4. Crie um programa de fidelidade

Por último, e não menos importante, crie um programa de fidelidade. Visto que é uma ação eficiente para construir um relacionamento positivo e duradouro com o público-alvo da sua marca.

No entanto, é fundamental ter um bom planejamento, a fim de não criar falsas expectativas em seus consumidores. Então, defina bem a premiação. As regras de participação e funcionamento, os requisitos para participar, pontuar e avançar (caso haja etapas).

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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Publicado por:

Erasmo Magalhães

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