Com a LGPD em vigor no Brasil muito se tem falado sobre Proteção de Privacidade, vazamento de dados, acesso à informação, aplicação de multas e penalidades, etc… Mas, afinal de contas, o que eu como usuário posso realmente fazer para não ter meus dados expostos na rede?
Pensando nisso, eu elaborei esse post simples e fácil de ler com as 6 Dicas Básicas para que você possa Proteger sua Privacidade.
1. Evite utilizar Wi-Fi de Redes Públicas
Todo mundo adora ir a algum café, restaurante, pub, academias e até escritórios que “cedem” o WI-FI como cortesia ao cliente/visitante. Afinal hoje em dia ninguém vive sem internet mais!
É possível viver sem internet?
Por outro lado, uma grande preocupação com a Redes de Wi-Fi Abertas ou Públicas é a questão da segurança da rede – Você sabia que é bem simples um hackers invadir computadores em uma rede publica? Sim, isso mesmo, tão fácil que o hacker nem precisa de tanta experiência para fazer isso, basta apenas jogar no GOOGLE (como invadir um celular pelo wi-fi) e veja:
Hoje a dificuldade de realizar um ataque Hacker é tão fácil que basta apenas buscar no GOOGLE e você já tem até Vídeos com o Passo a Passo… é Molé?
Mas o que eu devo Fazer se eu Preciso usar a Internet mesmo em um Wi-fi Aberto sem comprometer a Proteção de Privacidade?
Seja você Usuário de Internet que utiliza o Wi-fi ou o Dono do Estabelecimento que quer Fornecer o Wi-Fi grátis para seus clientes, veja como acessar ou prover um wi-fi grátis nesse Post que fiz:
2. Senhas Fracas
Antes de mais nada, você sabia que até hoje ainda tem usuário definindo a senha de acesso a determinado, software, programa e até rede social com a senha:
123456
Rsrsrsrs sério!!! Até hoje (pleno 2021) essa sequencia de 6 números ainda é a senha mais usada no mundo assim como a senha mais HACKEADA no mundo.
Utilizar senhas mais complexas e menos obvias é uma ótima forma de se prevenir e proteger sua privacidade, afinal todos nós temos dados pessoas em nossas Redes Sociais, E-mails, App e diversos outros serviços.
Separei 01 Post sobre a importância de uma Senha Segura:
5 dicas eficientes de como criar uma senha
Também temos outros post aqui sobre uma Politica de Troca de Senhas, você já tinha ouvido falar disso?
3. E-mails Maliciosos – SPAM
O e-mail ainda é um grande alvo de ataques e infecções que sempre terminam em vazamentos de informações e ataques sofisticados como o Sequestro de Dados.
Phishing (fisgada) no E-mail.
Proteção de Privacidade no E-mail
Para proteger sua informações em seu E-mail é bem simples e fácil.
Primeiro, é importante sua empresa ter um serviço de Anti-Spam de qualidade que realmente consiga bloquear o trafego de e-mails indesejados no E-mail Corporativo da Empresa/Organização.
Segundo passo, é muito importante conscientizar seus usuários a não abrir qualquer e-mail que recebem, principalmente e-mails duvidosos ou óbvios de Golpe como:
“Produto X de R$ 1.000,00 por apenas R$ 99,00”.
Via de regra esses e-mails são enviados por remetentes que você nunca interagiu antes.
Se chegou um e-mail e você tem dúvida, então Jamais:
- Desconfie de remetentes estranhos e até “conhecidos”
Sim até conhecidos podem ter suas contas de e-mails hackeadas e sair enviando spam para a rede de contato do e-mail. – Fique atento! - NUNCA Abra anexos ou clique em links se você não conhece o remetente;
Duvidou do Anexo? Não abra. Link diferente? Não clique. - Nunca forneça dados cadastrais ou de sua conta Bancária;
Você fornece seus dados pessoais para qualquer um? Olha o risco heim. - Confirme se os e-mails de bancos, empresas são da instituição;
Não fique com vergonha de confirmar se o e-mails é verídico… essa dúvida pode lhe custar muito caro.
Exemplo de um E-mail de Pishing:
Pode notar que o Remetente do e-mails se entitula como APPLE ID – mas o e-mail logo após é outro remetente.
4. Antivírus Sempre Atualizado
Ter um antivírus em seu computador ou smartphone já não é mais artigo de luxo e sim, necessidade de qualquer usuário de internet que tenha o mínimo de preocupação com a privacidade de seus dados.
Separei um post que fizemos sobre os Melhores Antivírus Pagos e Gratuitos do Mercado:
5. Links Suspeitos
Da mesma forma que você recebe SPAMs e E-mails Maliciosos em sua caixa de e-mail, navegar pela internet é literalmente passear na Terra de Ninguém!
Desconfie de sites, Banners, textos com links, mensagens de SMS, Whatsapp, logo, é muito fácil enganar um usuário para ele clicar em um Link Malicioso. Afinal, já existem técnicas de Golpe especifico para banners como: Malvertising.
Infografico do malvertising – Fonte: Tecmundo.com.br
6. Utilize VPN
A VPN Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada, é uma tecnologia de rede que cria uma conexão de internet criptografada (túnel VPN). Ela garante que todos os dados que você acessa rode de forma segura e criptografada aumentando a segurança de sua navegação e até “disfarçando” seu IP de conexão de internet.
A VPN é muito utilizada para empresas proteger as informações de seus servidores – Servidor Privado (Private Cloud), pois não deixa os servidores da empresa com acesso de IP Público. Ou seja, a única forma de acessar o servidor da empresa tem que ser logado e autenticado em túnel VPN.
Separei um post que fizemos sobre Como funciona uma VPN:
Conclusão sobre a Proteção de Privacidade
Conforme as dicas simples e fáceis que mostrei acima é plenamente possível nós, como usuários de internet, promovermos uma internet mais segura para todos.
Aproveite a leitura e coloque em pratica essas dicas hoje mesmo!
Gostou do post? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!