Acessar sites é um processo tão corriqueiro que nem mais nos perguntamos sobre quais ferramentas garantem uma conexão rápida e direta para as páginas que mais amamos. Sendo assim, nesse post, conheceremos os responsáveis por uma navegação otimizada: os serviços de DNS gratuito.
Descobriremos também um pouco da história dessa invenção revolucionária. Aproveitando, saiba que o DNS foi criado em 1983, pelo cientista da computação Paul Mockapetris. A invenção deu tão certo que o autor foi imortalizado como importante inovador no Internet Hall of Fame. Dessa forma, entenderemos melhor o sistema que tornou Mockapetris tão famoso. Confira!
O que é um DNS?
Trata-se da sigla para Domain Name System (sistema de nome de domínios). Uma definição simples é a de que esses sistemas realizam a ligação entre um determinado domínio e um número de IP — protocolo de Internet. Isto é, para conseguir ser encontrado e devidamente acessado pelos usuários, toda página na Internet precisa ter um endereço IP.
Para que serve?
Criado no início da década de 80, o DNS trouxe mudanças importantes e garantiu o acesso global à rede mundial de computadores. Permitiu, enfim, a distribuição e troca de informações entre computadores distantes uns dos outros. Uma vez que, cada site contém uma numeração única, o DNS permite que você digite um endereço em vez de uma longa sequência numérica.
Convenhamos: seria especialmente complicado decorar várias sequências de quatro até doze dígitos para acessar nossas páginas preferidas.
Qual importância de usar um DNS gratuito para a rede?
O sistema favorece muito a qualidade da navegação dos usuários. Assim, ele é o responsável pela redução de espera do processo em que os domínios são traduzidos para os seus respectivos IPs. Quando o DNS não está bem configurado, o tempo necessário para receber os dados requisitados na rede será maior.
Qual é a melhor opção de DNS gratuito?
É possível utilizar servidores DNS públicos, opções alternativas diferentes daquelas fornecidas pelo provedor de acesso à Internet. Além disso, algumas dessas opções gratuitas contam com funcionalidades para agilizar a sua navegação e a resposta aos seus comandos de entrada em sites. Do mesmo modo, que segurança em ambientes digitais nunca é demais, algumas dessas opções que mostraremos levam muito a sério esse quesito. É necessário acessar as conexões de rede do computador para modificar os endereços. Conheça alguns serviços populares de DNS gratuito.
Google Public DNS
É uma opção básica, mas funcional, traduzindo de forma otimizada os domínios para os IPs. Para utilizá-los corretamente, os dados são os seguintes:
- 8.8.8.8 (servidor primário);
- 8.8.4.4 (servidor secundário).
E no IPv6:
- 2001:4860:4860::8888;
- 2001:4860:4860::8844.
OpenDNS
Outro serviço bastante interessante é o OpenDNS, da mesma forma que possibilita algumas opções como proteção contra sites falsos e mecanismos de proteção parental, também é ideal para garantir que as crianças não acessem conteúdos impróprios. Os endereços de acesso são:
- 208.67.222.222 (servidor primário);
- 208.67.220.220 (servidor secundário).
Em novembro de 2018, outro bom serviço, o tradicional Norton ConnectSafe, encerrou suas atividades. Além dessas duas opções apresentadas, não só o DNS Benchmark é um programa útil para mensurar o melhor serviço da sua região, como também para usuários de computadores Apple, uma boa opção é o Namebench.
Como vimos no post, o sistema de nome de domínios é uma ferramenta que acessamos regularmente, mesmo que não tenhamos ciência disso. O DNS é um grande pilar da internet como a conhecemos hoje. Há boas opções de DNS gratuito para quem deseja acelerar a navegação e obter um nível maior de segurança, garantindo um acesso tranquilo à rede. Gostou do nosso post e quer receber mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu e-mail!