Cloud Computing, também conhecida por muitos como Computação na Nuvem, transformou a maneira como pessoas e empresas usam a tecnologia. A “nuvem” é um lugar do outro lado da conexão que você tem com a Internet. Ou seja, estamos falando de uma tecnologia onde você consegue, por meio da conexão com a Internet, acessar serviços e aplicativos, e onde seus dados são guardados de forma segura.

QUER SABER COMO DEIXAR SUA CAIXA DE E-MAIL ORGANIZADA? CLIQUE AQUI!

Como funciona a Cloud Computing?

Atualmente, muitas pessoas consideram o termo Cloud Computing algo difícil de ser entendido. Entretanto, a utilização da “nuvem” está em nosso dia-a-dia. Pois, quase tudo que você acessa pela Internet – streaming de áudios e vídeos, armazenagem de arquivos, redes sociais – deriva de APPs e serviços que estão hospedados na nuvem.

Quando se guarda um arquivo na nuvem, por exemplo, não se sabe exatamente onde esses dados estão armazenados ou sendo processados. Podem estar em servidores aqui mesmo no Brasil ou até mesmo no Canadá, ou em ambos locais ao mesmo tempo, podendo ser um cópia (backup) do outro. O ponto aqui é o fato de conseguir acessar pela Internet esses dados armazenados de qualquer lugar do mundo, mesmo estando a quilômetros de distância.

Uma vez que esses dados não estão guardados em um lugar fixo – como um servidor físico em uma empresa – é possível que mais de uma pessoa os acessem, mesmo estando em lugares diferentes, e consigam interagir com aquele conteúdo simultaneamente. Claro, desde que tenham permissão e autenticação para isso.

Além disso, por esses arquivos estarem conectados a Internet, passam por atualizações e backups frequentes. O que para as empresas é algo essencial, uma vez que não requer downloads, hardwares ou softwares para conseguir algum tipo de aplicação. Basta ter um navegador e uma boa conexão com a Internet para ter acesso a isso tudo.

VOCÊ PRECISA DE UM PLANO DE CLOUD SERVER? CLIQUE AQUI!

Curiosidade nuvem

Confira alguns benefícios da utilização da Computação na Nuvem para os negócios

1 – Acesse de onde estiver: não é preciso estar em um local físico específico para ter acesso às informações que você necessita. Uma vez na nuvem, todos os dados estarão disponíveis pela Internet e poderão ser acessados através de um notebook, tablet, computador ou smartphone.

2 – Restaure seus arquivos facilmente: não sabemos quando catástrofes podem acontecer, portanto, prevenir é a melhor solução. O serviço de Cloud Computing está preparado para isso. Faça cópias de segurança e use-as quando mais precisar. E caso tenha algum problema em um servidor, seus acessos a rede são rapidamente direcionados para outro servidor, de forma que tudo continue funcionando.

3 – Economia com infraestrutura: elimine gastos com aquisição de hardware, software, instalação e manutenção. Isto é, você pagará somente pela quantidade de armazenamento que utilizar, nada de custos com equipamentos que podem ficar desatualizados e parados depois de um tempo.

4 – Flexibilidade: aumente ou diminua a quantidade de armazenamento que sua empresa utilizará. A Computação na Nuvem não é indicado apenas para um tipo e tamanho de empresa. Assim, um mesmo serviço será eficaz tanto para empresas pequenas, quanto para empresas de grande porte. Você pode personalizar seu armazenamento de acordo com sua necessidade.

autor maria

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#armazenagem
#backup
#Cloud
#Cloud Computing
#Cloud Server
#computação na nuvem
#Data Center
#download
#nuvem
#Servidor
#tecnologia

Confira posts relacionados

Inscreva-se na nossa Newsletter

Brasil Cloud Nuvem Corporativa