Hoje, nas empresas, quase tudo é feito pela Internet ou com o uso de ferramentas de informática, como os softwares de gestão. Por isso, é fundamental que a empresa proteja os computadores para que informações e dados sigilosos não sejam vazados.
Nesse contexto, diversas práticas podem ser desenvolvidas para . Para saber mais sobre como proteger computadores da empresa, continue a leitura e confira as nossas dicas.

1. Para proteger os computadores, instale um bom AntiVírus
É imprescindível que todos os computadores da empresa tenham um bom antivírus instalado. Uma vez que, o antivírus identifica e previne instalação de arquivos maliciosos ou ataques de hackers. Além disso, empresas em que os funcionários utilizam a rede wifi, os mesmos devem instalar antivírus em seus celulares, quando utilizam a rede para se conectar. Isso se justifica porque um celular com vírus conectado em uma rede também pode contaminar os computadores que estão utilizando a mesma Internet.
2. Utilize antispam
Pessoas com má intenção ou robôs instalam grande parte dos vírus nos computadores quando os usuários abrem seus e-mails.. Para evitar que isso aconteça, utilizar um antispam é o mais indicado. Apesar disso, não é sempre que o sistema conseguirá identificar e-mails com vírus. Por isso, também deve haver o bom senso e conscientização de todos os colaboradores para que não abram e-mails de origem duvidosa ou com títulos sensacionalistas nos computadores das empresas.
3. Faça backups frequentes
É importante que as empresas façam backups frequentes em suas máquinas para que tenham cópias de segurança dos arquivos e informações salvas nos computadores. Lembrando que os backups não impedem a instalação de programas maliciosos nos aparelhos; eles apenas garantem a preservação dos dados caso qualquer ameaça comprometa o sistema.

4. Adote boas práticas de TI para proteger os computadores
As equipes de TI da empresa, internas ou terceirizadas, devem adotar boas práticas e guiar os colaboradores, garantindo que todos usem a Internet com segurança e protejam os dados da empresa. Para isso, recomenda-se que o departamento de TI sempre realize treinamentos internos ou então divulguem dicas e informações de prevenção para os demais colaboradores da organização.
5. Tenha uma rede wifi isolada
É cada vez mais comum que as empresas adotem o sistema BYOD, em que os funcionários levam os seus próprios equipamentos, como notebook e smartphones, para trabalhar. Embora possa parecer prático, isso pode se tornar um problema. Como já explicamos, se os dispositivos dos funcionários tiverem vírus ou não forem protegidos, os outros equipamentos da empresa podem ser infectados.
Por isso, recomenda-se o uso da rede wifi isolada, de modo que somente os computadores do ambiente corporativo possam ser conectados.
Essas dicas são essenciais para que você possa proteger os computadores e a rede da sua empresa. Por isso, não deixe de colocar todas elas em prática em sua organização. Assim como essas dicas foram úteis para você, elas também podem ajudar outras pessoas. Que tal então compartilhar este artigo em suas redes sociais com seus amigos?
Sua empresa está pronta para transformar custos em resultados? Fale com a Brasil Cloud.
Gostou do conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!
