Os widgets são componentes independentes que podem se incorporar a sites, blogs, redes sociais e outras páginas da web.
Dessa forma, eles são ótimos para mensurar o desempenho do site, o SEO (Search Engine Optimization. Bem como, a otimização para mecanismos de busca, (em tradução livre) e até campanhas com links reversos.
Se uma imobiliária cria um blog ou site e quer deixá-lo mais atraente para seu público-alvo, pode usar esses recursos. Pois, eles deixam as páginas mais dinâmicas. Além de ajudar a direcionar os usuários para páginas específicas e até perfis nas redes sociais.
Para entender melhor a função desse recurso, podemos observar o seu significado. Pois trata-se da junção de duas palavras em inglês, “window” e “gadget”, janela e dispositivo, respectivamente, em português.
Os termos em inglês estão relacionados ao ambiente de um hardware. E se usou a palavra pela primeira vez numa peça intitulada Beggar on Horseback, de George S. Kaufman e Marc Connelly, no ano de 1924.
Nessa época ainda era impossível ter ideia da tecnologia que temos hoje. Mas dentro da peça, os widgets eram objetos inanimados, diferentes dos componentes que temos atualmente.
Portanto, em vista de sua importância, neste artigo, vamos falar sobre o que é widget. Bem como, quais podem ser usados pelas imobiliárias, como eles podem impulsionar ações dentro do site e por que as imobiliárias devem investir neles. Acompanhe!
O que é um widget?
O widget é um componente de acessibilidade. Tem como missão simplificar o acesso dos usuários a programas e sistemas dispostos nos computadores. Eles também podem estar armazenados em celulares, tablets e outros.
Eles possuem diversas funcionalidades. Como botões e ícones, criados para que o usuário saiba incorporar um código ou programa. Uma empresa de adesivação, por exemplo, pode usar os widgets como:
- Contagem regressiva de um evento;
- Atualização de redes sociais;
- Contador de visita no site;
- Clima diário.
Muitas outras funções podem ser atribuídas a eles. Mas é importante saber que, independentemente de se será uma imobiliária ou qualquer outra empresa que utilizarão, os widgets se classificam em dois tipos:
Baixo nível – usados para a criação do sistema operacional, sendo parte do núcleo do sistema;
Alto nível – objetos finais que podem ser facilmente encontrados em bibliotecas de desenvolvimento ou frameworks.
Alguns podem até mesmo receber dados de usuários para criar uma espécie de registro. Coletando informações e enumerando as possibilidades que s apresentarão ao usuário.
Trata-se de um aplicativo independente que uma imobiliária e até uma empresa de motoboy rápido pode incorporar ao seu site, blogs e perfis das redes sociais. Assim, ajuda a mensurar o desempenho dessas páginas, do SEO e link reverso.
Quais widgets as imobiliárias podem usar?
Existem vários widgets que o setor imobiliário pode usar, tais como:
1 – IMPress Listings
Esse widget é um sistema de listagens bem atrativo. Ele ajuda a imobiliária a fazer a integração do Multiple Listing Services (MLS). Ao mesmo tempo em que permite tags de status para todas as listagens que a imobiliária tem, como:
- Mapa;
- Endereço;
- País;
- Preço.
É um plugin também equipado com uma boa quantidade de recursos legais. Como inserção automática de mapas.
Para isso, é necessário apenas que se incorpore as coordenadas do móvel, que o sistema irá exibir o mapa automaticamente. Esse método acelera a inserção de dados móveis e reduz o tempo de carregamento do site.
Ou seja, ele colabora com as estratégias de SEO. Tão importantes para sites de empresas de todos os tipos, desde imobiliárias a empresas de sinalização vertical de indicação.
2 – WPL Real State
Trata-se de um poderoso widget que oferece temas com uma série de add-ons. Ele fornece estruturas para a integração de MLS orgânico amigável para SEO e mecanismos automáticos de listagem.
Além disso, permite que o administrador do site da imobiliária modifique todos os campos sem customizar a base de dados.
Também suporta alguns dos temas mais populares de aluguel e venda de imóveis. Ademais, possui um pacote de expansão com grande quantidade de recursos úteis. Bem como, ferramenta de tradução automática e hospedagem cloud.
3 – Essential Real State
A construção de um site de uma imobiliária fica muito mais fácil com esse widget. Isso porque essa ferramenta possui uma grande quantidade de templates e recursos. Também suporta sistemas de pagamento como Paypal, Wire Transfer e Stripe.
Assim como uma empresa de entrega rápidas, uma imobiliária consegue expandir seus negócios com esse widget e tudo o que ela precisa é:
- Múltiplas opções de listagem;
- Recurso de login social;
- Consulta automática de geolocalização;
- Gestor de faturas.
Além de ser gratuita. Também suporta uma ferramenta inovadora de visitação virtual de um imóvel em 360 graus.
Como os widgets impulsionam ações nos sites
Um dos requisitos mais importantes do SEO é a responsividade dos sites. E alguns widgets podem tornar as páginas muito mais responsivas para os usuários.
Isso significa que os clientes de uma empresa de cartão de visita moderno podem acessar os conteúdos do site por meio de qualquer dispositivo móvel que o conteúdo das páginas se ajustará perfeitamente.
Ou seja, o cliente conseguirá visualizar os imóveis de seu interesse nos sites das imobiliárias. Tanto de um computador convencional quanto de um smartphone.
Isso também garante a melhor experiência para o usuário. E este é um ponto que vale a pena falar com mais clareza.
Hoje em dia, as organizações sabem muito bem o quanto é importante que os usuários tenham uma boa experiência em suas páginas na internet.
Isso porque o site, geralmente, é o primeiro canal de contato entre empresa e cliente. Quando ele tem uma boa experiência navegando pelas páginas, já tem uma boa impressão da imobiliária logo de cara.
Isso faz com que ele se sinta mais confiante para fazer negócios. Por isso, o widget estimula a realização de ações dentro dos sites das empresas.
Por exemplo, se o usuário está visitando o site de uma empresa de soluções ambientais e ele precisa de renovação de licença ambiental para um projeto de construção, vai procurar por informações desse serviço no site.
Ao conseguir facilmente ter acesso a todas as informações que precisa, o cliente certamente fechará negócio no próprio site da empresa. A mesma coisa acontece com as imobiliárias.
Os widgets ajudam a otimizar o site de muitas formas. Então podem impulsionar ações como agendamento de visitas e até compras. Com isso, a imobiliária economiza tempo e aumenta seus lucros consideravelmente.
Por que investir em widgets que estimulem os clientes?
Os widgets permitem que, tanto uma imobiliária quanto uma empresa frete motoboy adicione funcionalidades na barra lateral do site, sem precisar de códigos.
Isso favorece, principalmente, os administradores iniciantes dessas plataformas. Podendo incorporar elementos dinâmicos como quantidade de curtidas e seguidores nas redes sociais, citações atualizadas em tempo real ou redirecionar o usuário a outras publicações.
Com isso, os widgets podem ser utilizados para o direcionamento dos usuários. Funcionando como um canal de comunicação que conecta o site a qualquer outro ambiente na web, redes sociais, páginas do site, etc.
Pelo fato de sua aplicação ser opcional, os usuários do site da imobiliária que alugam sala comercial pequena e outros tipos de imóveis, conseguem decidir quais devem integrar o ambiente.
Isso garante a interação do público a outras páginas e estimula a ação dos clientes dentro do site da imobiliária. Seja entrando em contato para mais informações por e-mail ou até mesmo preenchendo um formulário de contato.
Por isso, os widgets podem até mesmo ser associados a algumas estratégias de marketing. Uma vez que permite uma comunicação mais fluida com o público. Além disso, oferece acesso a informações em tempo real e possibilitando acesso mais simples aos serviços.
Informações sobre clientes
Os widgets também ajudam a obter informações importantes dos usuários logo no primeiro acesso. Bem como, pode se usar para mensagens publicitárias.
Por essas e outras, mas principalmente por estimular a ação dos clientes nos sites das imobiliárias, os widgets têm sido usados para adicionar aplicativos independentes nos sites e blogs das imobiliárias. Uma vez que, aumenta o engajamento dos visitantes.
No entanto, a aplicabilidade do componente deve ser limitada, pois isso evita a sobrecarga do site. Quando ele está sobrecarregado, demora a carregar suas páginas. E, assim, desencoraja os visitantes por causa dessa espera.
Outro fator que precisa ser levado em conta ao usar os widgets é que sua aplicação em excesso pode representar um risco de segurança para o site. Um ponto muito relevante atualmente.
Conclusão
Os widgets são muito importantes para os sites das empresa. Em especial para as imobiliárias. Porque eles podem ajudar na navegabilidade dos visitantes e impulsionar os negócios.
Em um mercado tão concorrido, é importante que as imobiliárias estejam atentas a todos os seus canais. Principalmente seus sites, onde até mesmo as vendas podem acontecer.
Dessa forma, unindo a tecnologia ao que há de melhor para as páginas da web, fica muito mais fácil garantir a melhor experiência e conquistar mais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.