Transformação digital é o conjunto de processos, ferramentas e metodologias utilizadas pelas empresas modernas para otimizarem suas atividades operacionais. Tais como, fornecer um atendimento diferenciado, elevar o desempenho e aumentar o poder de alcance da marca, tendo como prioridade os colaboradores e os clientes.

No entanto, a transformação digital não se resume apenas a um departamento da organização, mas sim a uma mudança no papel da tecnologia no meio corporativo. Atualmente, ela está sendo considerada como a 4ª Revolução Industrial.  Não é por coincidência que diversos mercados estejam investindo pesado em soluções inovadoras para atender às suas necessidades. Portanto, neste conteúdo mostraremos algumas das principais inovações em transformação digital que prometem revolucionar a forma como o mercado se comportará nos próximos anos. Continue a leitura para conferir!

Chatbots

Consistem em softwares de comunicação automatizada. Ou seja, são canais onlines especializados em trocar mensagens entre empresas e clientes. Existem modelos de chatbots que se baseiam em comandos fechados e perguntas predefinidas, enquanto outras tecnologias utilizam Machine LearningInteligência Artificial para pautar suas interações com os usuários.

Muitas empresas já têm utilizado chatbots para melhorar seu atendimento, proporcionando disponibilidade em tempo integral e otimizando as estratégias de marketing.

Inteligência Artificial e a Transformação Digital

Certamente, é uma das tendências mais promissoras que a transformação digital nos oferecerá nos próximos anos. A Inteligência Artificial está revolucionando diversos segmentos do mercado. Novos serviços, dispositivos e softwares capazes de aprender, interagir e realizar tarefas com autonomia graças à IA.

O fato é que as novas tecnologias, quando combinadas entre si, proporcionam ainda mais inovação. Por exemplo, Inteligência Artificial trabalhando em conjunto com IoT permite a conexão entre dispositivos móveis e dispositivos domésticos ou industriais (Indústria 4.0). Falaremos mais sobre isso adiante.

arquivo em nuvem banner

Internet das Coisas (IoT) impulsionando a Transformação Digital

A IoT (Internet of Things) é uma das tecnologias que, até alguns anos atrás, remetia-nos a conceitos que pareciam ser possíveis apenas em filmes de ficção científica.

De forma simplificada, a IoT permite que dispositivos como lâmpadas, geladeiras, portas, janelas e televisões, por exemplo, sejam conectadas à Internet por meio de recursos de Machine Learning e Inteligência Artificial, para otimizar a produtividade e controlá-los remotamente.

No meio corporativo, a IoT tem sido usada para melhorar o marketing do produtoas pesquisas de mercado, coletando dados em tempo real. Vale mencionar, ainda, que essa tecnologia pode monitorar o histórico de preferências do cliente, ajudando a empresa a fazer ofertas que se enquadrem melhor em seu perfil.

Cloud Computing

Também conhecida pelo termo Computação em Nuvem, a Cloud Computing é uma tecnologia que permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e, até mesmo, a execução de aplicações diretamente de servidores digitais.

Ou seja, a Cloud proporciona o acesso a informações armazenadas em seu banco de dados por meio de computadores, tablets ou smartphones a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, utilizando a Internet.

backup em nuvem banner

Machine Learning

Consiste em um segmento da Inteligência Artificial voltado para o desenvolvimento de algoritmos de aprendizagem de tarefas sem que seja necessário programá-los previamente. No mundo corporativo o Machine Learning tem sido utilizado para:

  • prever falhas em equipamentos por meio de análises de dados como tensão, calor e vibração;
  • detectar fraudes no varejo, cruzando informações comportamentais a respeito do comprador.

E em análises de risco de crédito, pois monitora dívidas com base em dados de sites e aplicativos de pontuação.

Transformação digital e a Realidade Virtual e Aumentada

Você já deve ter ouvido falar em VR ou AR, não é verdade? Pois bem, os termos se referem à Realidade Virtual e à Realidade Aumentada. Apesar das semelhanças, são duas tecnologias distintas, já que impactam de maneira diferente a experiência de seus usuários ao interagirem com as aplicações.

A expectativa para os próximos anos é combinar as duas tecnologias com as demais inovações em transformação digital no mercado de TI, com o objetivo de contribuir com um sistema amplo e contínuo de dispositivos e aparelhos altamente personalizáveis.

Blockchain

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar do Bitcoin e suas altíssimas valorizações, porém já parou para pensar qual a tecnologia que está por trás desta criptomoeda?

É o Blockchain, ou conhecido melhor como: “protocolo da confiança”. O Blockchain irá revolucionar diversos mercados por meio da Criptografia, ela permite alto nível de segurança e confiança em diversas formas de comunicações das empresas como Contratos (sim, o Blockchain é uma grande ameaça aos modelos de cartórios de registro convencionais).

Ela permitirá elaborar contratos inteligentes (sendo impossível alterar os documentos), consenso pleno de ambos registrantes pois as transações podem ser verificadas pelos participantes da rede e não podem ser fraudadas. Também permitirá que um produto que seja único – ex: vinhos da França, cafés do Cerrado Mineiro, produtos com fabricação exclusividade, tenham seu selo/certificado em Blockchain, assim jamais será falsificado.

Muito legal, né? Imagine agora quantas inovações profissionais virão em um futuro breve?

Gostou do conteúdo sobre como a transformação digital tem impactado as empresas atuais? Então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais e de se inscrever em nossa newsletter!

autor leandro

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#4.0
#blockchain
#chatbots
#Cloud Computing
#digital
#empresa
#IA
#inteligência artificial
#internet
#internet das coisas
#IoT
#machine learning
#realidade aumentada
#realidade virtual
#soluções inovadoras
#tecnologia
#transformação digital

Confira posts relacionados