Fala pessoal, tudo bem? Resolvi criar este post no blog para ajudar tantos amigos que me pedem orientações, mas a todos que desejam participar de uma internet mais segura e objetiva. Portanto, no post de hoje eu trouxe dicas de como proteger seu celular de possíveis vulnerabilidades.

Todo mundo tem e está no celular…

todo mundo no celular

Hoje todo mundo possui celular no bolso e utiliza ele o tempo inteiro correto? Ainda, de acordo com uma pesquisa da FGV, o nosso país já possui mais de 2 smartphones por ambiente e a tendência e crescer mais…

Mas, hoje lhe trago uma pergunta, você se preocupa em proteger seu celular e aplicativos?

Nesse sentido, escrevi abaixo algumas dicas importantes que fazem toda a diferença quando o assunto for como proteger seu celular de possíveis vulnerabilidades.

1 – Bloqueio de Tela:

Além de métodos de segurança tradicionais (senha PIN, padrão ou biometria), acrescente sempre a impressão digital e reconhecimento facial. Desse modo, dificulta alguém conseguir desbloquear seu aparelho sem a sua presença.

2 – Rede Wi-Fi Segura:

Evite chegar em locais públicos e se conectar com o Wi-Fi, por causa de vulnerabilidades ocultas que as redes públicas possuem. Ou seja, de preferência sempre pela internet do seu próprio aparelho (redes móveis) quando estiver na rua.

3 – Evite Links Suspeitos:

Quando receber pelo WhatsApp aqueles links suspeitos (Clique e ganhe algo, coloque seus dados e concorra a algo), por favor jamais clique ou faça algum tipo de download. Em resumo, está é uma das maneiras mais comum de invasão, já que você está baixando algo para dentro do seu aparelho.

4 – Atualizações de Software:

Mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. Certamente, as atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades de segurança.

5 – Aplicativos Confiáveis:

Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store da Apple. Nesse sentido, evite de instalar aplicativos de fontes não confiáveis, pois os mesmos não passaram por verificações destas lojas.

6 – Autenticação de Dois Fatores (2FA):

Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para uma camada adicional de segurança. Portanto, coloque em tudo que for possível (Instagram, WhatsApp, e-mail, entre outros), pois aumenta muito o nível de proteção.

7 – Senhas Fortes:

Lembre-se sempre de colocar senhas seguras (número, letras maiúsculas e minúsculas, caracteres entre outros). Em resumo, a dica que lhe dou é usar senhas diferentes para cada plataforma e trocar de 2 em 2 meses para evitar problemas futuros.

senha segura

8 – Permissões de Aplicativos:

Revise e ajuste as permissões concedidas a cada aplicativo. Nesse sentido, sempre desabilite permissões desnecessárias que podem comprometer sua privacidade.

9 – Antivírus e Segurança Móvel:

Certamente você precisa de ajuda para não ficar sozinho nesta proteção de ameaças virtuais. Portanto, lhe recomendo instalar um aplicativo antivírus confiável para blindar seu dispositivo. (alguns celulares já vêm instalado de fábrica).

10 – Educação em Segurança:

Mantenha-se informado sobre as últimas ameaças e práticas recomendadas de segurança móvel. Nesse sentido, aqui nos posts da Brasil Cloud, sempre damos dicas de boas práticas e proteção no intuito de instruir e ter uma internet mais segura para os usuários.

Lembre-se de que a segurança é um esforço contínuo, e a conscientização é fundamental para proteger seus dispositivos contra ameaças.

Erasmo MAgalhães

Publicado por:

Erasmo Magalhães

Compartilhe:

Tags:

#dicas
#proteção
#protegendo seu celular
#vulnerabilidade

Confira posts relacionados