Atualmente, para estabelecer bem uma empresa no mercado, uma página na Web não é mais o suficiente. É preciso trabalhar para otimizar o desempenho dela, a fim de melhorar a experiência dos clientes.
Por isso, é importante que todo gestor saiba bem o que é CDN e como essa tecnologia pode ajudar. Se quiser saber mais como melhorar a visibilidade do negócio, atrair mais consumidores e profissionalizar a imagem da marca por meio de um site de qualidade, continue acompanhando o artigo.
O que é CDN?
O CDN (Content Delivery Network em português, Rede de Entrega de Conteúdo) é uma tecnologia que distribui pacotes de um Site e/ou Streaming em vários servidores.
Isso por sua vez, facilita o encontro do usuário que faz a requisição.
Quando alguém acessa a Internet e busca um domínio, ele envia uma solicitação de download para o servidor principal que hospeda aquele endereço. E só então, poderá visualizar os arquivos e informações contidas ali.
Como funciona o CDN?
No caso do CDN, não existe um servidor apenas, mas vários. Com essa descentralização, o cliente se conecta com o servidor que estiver mais próximo dele, agilizando o processo de navegação.
A ferramenta cria uma cópia dos arquivos da página Web (cache) e envia para esses vários locais diferentes na rede, o que contribui com o desempenho.
A aplicação dessa tecnologia é interessante, agregando vários benefícios diferentes para as empresas. Um deles é a melhoria do ranqueamento em buscadores, uma vez que o acesso é mais rápido e a entrega é fluída. Além disso, é crucial para as vendas, já que, atualmente, 79% das pessoas não permanecem e nem compram em páginas que demoram demais para carregar.
Quais as vantagens de usar CDN?
Redução do tempo de resposta
Um dos principais benefícios associados é a redução do tempo de resposta dos servidores, já que os dados não precisam trafegar por rotas longas. Com essa otimização na rede, o site consegue facilitar a interação do usuário com os componentes visuais.
Da mesma forma, com a utilização do CDN para transmissões via streaming (áudio e/ou vídeo), o CND pode auxiliar na redução do delay (atraso) da transmissão, uma vez que, disponibiliza ao ouvinte/telespectador o servidor mais próximo ao seu provedor de conexão de acesso à Internet, evitando picos e oscilações na transmissão.
Suporte quando há sobrecarga
Um dos grandes problemas de sites, como os de e-commerces ou portais de notícias, é a sobrecarga de acessos, que gera instabilidades e resulta em perda de dinheiro e insatisfação de consumidores que não conseguem efetuar compras ou de anunciantes que não tem sua publicidade divulgada.
O CDN resolve isso, uma vez que ao evitar que apenas um único servidor receba toda a carga de solicitações/acessos. Ou seja, é uma tecnologia que garante estabilidade e consistência em momentos de aumento do número de acessos.
Melhor experiência do usuário
E o principal efeito desse último fator é a melhoria de experiência do usuário. Com o acesso mais rápido, menor tempo de resposta e menos travamentos, o cliente fica mais satisfeito ao perceber que consegue resolver seus problemas sempre que acessa a página ou assiste a transmissão.
Proteção contra ataques
Outra vantagem é a segurança, que ganha um grande reforço. Com essa estratégia de descentralização e cópia, junto com mecanismos internos de defesa, um site com CDN consegue lidar bem com ataques virtuais, como o DDoS (Denial Of Service, em inglês), e diminuir o prejuízo que eles poderiam causar.
Menor custo
Em decorrência de tudo isso já mencionado, os custos operacionais são reduzidos. Com a eliminação de problemas que necessitariam de manutenções emergenciais, diminuição de riscos de ataques, a empresa terá que investir menos em sua página.
Além disso, a própria ferramenta requer menos gastos e um retorno que compensa bastante. Essa tecnologia é essencial para otimizar os resultados de quem tem um site ou faz transmissões via Internet.
Uma vez que a tecnologia soluciona os principais problemas e garante consistência e disponibilidade na Web. Isso é traduzido em mais vendas, mais acessos e mais clientes, juntamente ao destaque competitivo e melhor posicionamento no mercado.
Gostou de aprender o que é CDN? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos informativos como esse.