Como realizar Resize de Disco no Ubuntu 18.04 e 20.04

Como realizar o Resize De Disco no Ubuntu 18.04 e  20.04

Neste tutorial vamos lhe ensinar como realizar Resize de Disco no Ubuntu 18.04 e 20.04.
Por tanto para darmos sequencia no tutorial, acesse o painel do Data Center Virtual.

 

IMPORTANTE* Realizando um Snapshot pelo painel do Data Center Virtual:

Antes de realizar o resize, recomendamos fazer um Snapshot completo da VM para que os dados fiquem seguros antes da atualização. Para isso, selecione a instância em questão e clique no ícone "Fazer Snapshot".

snapshot

1º Realizando o Resize pelo painel do Data Center Virtual:

Já logado no painel, desligue a instância que o Resize do Disco será realizado. Para isso, selecione a instância em questão e clique no botão "Desligar".

desligar
Agora, acesse a aba "Storage" > "Discos", para acessar os discos em produção e selecione o disco da máquina a ser feito o Resize:

disco
Em seguida, clique no ícone no canto direito superior para realizar o Resize do Disco e selecione o novo tamanho. (No caso da diminuição de tamanho do disco, é necessário marcar a opção "Shrink OK"):

desligar
Após realizar o Resize no Painel, inicie a Instância novamente, indo em "Computação" > "Instâncias", selecionar a devida instância e clicar no ícone de inicialização.

inciar
 

2º Realizando Resize do Disco via Terminal:

Após acessar o seu servidor via acesso SSH ou pelo Console do próprio Data Center Virtual,  em seguida, entre com o comando "sudo df -h" para visualizar as informações do disco do seu servidor.


Logos após, entre com o comando "sudo parted -l" para agregar o espaço adicionado ao disco. Digite "Fix" para aplicar a alteração.


E o comando "sudo fdisk -l" para manipular a tabela de partição.


Para recriarmos a partição, usaremos o comando "sudo cfdisk /dev/xvda" e selecione a partição que será realizado o resize, (no exemplo usaremos a "/dev/xvda3"). Feito isso, selecione a opção "Resize" e aplique.

cf
Em seguida, selecione novamente o device "/dev/xvda3/" e selecione a opção "Write" e escreva "yes" para confirmar a ação. Feito isso, selecione a opção "Quit".

q
Após realizar estes passos. Vá novamente no Painel do Data Center Virtual e reinicie a instância, acessando a instância e clicando no ícone de "Reiniciar"

 

3º Expandindo a partição:

Agora, iremos expandir o volume físico da máquina, na partição que aumentamos (/dev/xvda3).

Para isso, usarmos o comando "sudo pvs" para exibir as informações atuais do volume físico. Em seguida o comando "sudo pvresize /dev/xvda3" para realizar o resize desta partição. Em seguida podemos usar o "sudo pvs" para verificar que a alteração foi realizada com sucesso.


Agora que o espaço foi adicionado ao volume físico, vamos adicioná-lo ao volume lógico.

Começaremos usando o comando "sudo lvs" para vermos a informações do Volumes Lógicos. E também o comando "sudo lvresize -l +100%FREE /dev/mapper/ubuntu--vg-ubuntu--lv" para realizar o resize em um tamanho específico, neste caso, será agregado 100% do espaço disponível ao disco. Em seguida, podemos usar o "sudo lvs" para confirmar a alteração.

lv
Por fim, vamos limpar os caches de buffer do sistemas, através do comando: "sudo resize2fs -F /dev/mapper/ubuntu--vg-ubuntu--lv".

2
Pronto, o espaço foi adicionado ao disco e você conferir isso através do "sudo df -h".

dgf
 

 

 

 

Fale Conosco

Entre em contato com a gente, teremos prazer em atendê-lo.


fale com um consultor

Fale com um Consultor


Entre em Contato


telefone

Fale com o Televendas


(34) 3515.0404


chat online

Chat On-line


Chat On-line